Política Titulo Segurança

Consórcio entregará motos para GCMs das sete cidades em abril

Presidente do colegiado, Guto Volpi afirma que motocicletas vão ampliar o patrulhamento no Grande ABC, especialmente em áreas de difícil acesso

07/03/2026 | 09:14
Compartilhar notícia
FOTO: Nario Barbosa/DGABC
FOTO: Nario Barbosa/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi (PL), anunciou que o colegiado entregará, em abril, motos para as GCMs (Guardas Civis Municipais) das sete cidades da região. Segundo o liberal, a medida tem como objetivo ampliar a capacidade de patrulhamento, reforçando a fiscalização em áreas de difícil acesso e fortalecendo as ações de prevenção.

“A partir de abril vamos começar a entregar motos e, ao longo do ano, também viaturas. Essa proposta já havia sido iniciada pelo prefeito (de São Bernardo) Marcelo Lima (Podemos), por meio do programa Grande ABC+Seguro, e vamos dar continuidade. Serão sete unidades, uma para cada município, e que terão uma tipografia diferenciada, com a logomarca do Consórcio. Isso também faz parte do empenho (do colegiado) em regionalizar todas as discussões. Portanto, tudo levará a chancela do Consórcio. Acho que isso fortalece muito essa união que a região está retomando”, afirmou.

De acordo com o presidente da entidade, já está em andamento uma compra consorciada para a área da segurança voltada à aquisição de coletes, uniformes e munição. Citou também como exemplo a entrega de drones para as cidades consorciadas, realizada em novembro de 2025.

DGABC

Guto Volpi ressaltou que o colegiado de prefeitos vive um momento de convergência e maturidade, com todos atuando de forma técnica e colaborativa, superando as diferenças partidárias em favor da região. “O Grande ABC é maior do que qualquer diferença política e o impacto prático dessa união são projetos estruturantes que beneficiam toda a região, a exemplo das compras consorciadas”, pontuou.

SAÚDE

A saúde continua como prioridade na gestão Guto Volpi, que assumiu o Consórcio em 12 de fevereiro, sucedendo Marcelo Lima no posto. “A ideia é lançar o Grande ABC +Saúde, que tem a missão de alavancar uma regulação regional. Estamos tentando implementar isso de uma forma menor, pedagógica. Espero que dê certo, até para servir de exemplo para uma futura Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) Regional”, pontuou.

Outra questão levantada por Guto é a necessidade de as sete cidades contarem com mais um hospital regional. “O crescimento do Grande ABC já pede um segundo complexo hospitalar regional para dar um backup ao (hospital) Hospital Estadual Mário Covas, que tem atendido de forma muito legal a região como um todo. Porém, acho que falta mais um”, afirmou.

TURISMO

O presidente do colegiado afirmou que cultura e turismo se tornarão eixos estratégicos para o desenvolvimento da região. “O Consórcio passa a tratar as duas áreas como política pública estruturante. Cultura não é gasto. É investimento em desenvolvimento. Pesquisas mostram que cada real investido no setor, R$ 7 voltam para a economia.”

De acordo com Guto, o objetivo maior é posicionar o Grande ABC como destino cultural e turístico. Entre as propostas está a realização da Virada Cultural Regional, iniciativa que vai integrar o programa Grande ABC + Cultura e tem como objetivo ampliar o acesso da população às atividades culturais e fortalecer a cooperação entre os municípios. “Não estamos falando somente do evento. Estamos falando de identidade regional, de pertencimento e de trabalharmos juntos para fortalecer tudo o que já existe nas sete cidades”, disse.

O prefeito afirmou que é um prazer solucionar esse tipo de problema, porque trata de crescimento cultural, turístico e econômico. “É isso que tem expandido Ribeirão Pires. Você pega, por exemplo, Riacho Grande, potencial gigantesco, Paranapiacaba, outro potencial gigantesco. São Caetano é riquíssimo em igrejas. Então, essa experiência que o Grande ABC começa a viver agora, como um polo, é a nossa grande missão no Consórcio.”

LEIA MAIS:

Kassab despista sobre ter chapa puro-sangue na corrida presidencial




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;