Segurança Equipamentos com tecnologia de reconhecimento facial de São Caetano são eficazes na identificação de pessoas sem paradeiro
FOTO: Divulgação/PMSCS

O Smart Sanca (Centro de Inteligência, Segurança e Emergências) da Prefeitura de São Caetano tem sido decisivo na localização de pessoas desaparecidas. Graças ao sistema de monitoramento com reconhecimento facial, agentes conseguiram identificar parentes sem informação de paradeiro em poucos minutos.
Uma dessas identificações ocorreu no último domingo (22), quando o sistema auxiliou na localização de Elena Faustina Silva, 85 anos, moradora do Bairro Santa Maria. A idosa saiu de casa, na Alameda São Caetano, por volta das 7h30 para ir à igreja, mas não retornou para a residência. Preocupado com a demora, o filho da idosa, Willians Silva de Vasconcelos, passou a procurá-la.
Durante as buscas, ele encontrou uma viatura da GCM (Guarda Civil Municipal) por volta das 13h. Com o apoio das câmeras de monitoramento e da atuação integrada da GCM, a idosa foi localizada às 13h14, na Rua Ivaí, também no bairro Santa Maria. Ela foi encontrada em segurança.
Em três minutos

Outro caso foi o de Izaqueu Cavalcanti, 50 anos, que morava no Grajaú, em São Paulo, mas havia informado aos seus parentes que tinha se mudado para São Caetano, sem fornecer o endereço. O homem também deixou de responder às mensagens no dia 7 de fevereiro.
No dia 13, sua filha, Thais Cavalcanti, registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia Sede de São Caetano relatando o desaparecimento de seu pai.
Ela soube que o Smart Sanca poderia auxiliá-la na missão de resgatá-lo e foi à base do equipamento, no Bairro Barcelona, três dias depois. “Meu pai estava desaparecido fazia sete dias. Eu fui até o Smart Sanca com a foto do meu pai porque, mesmo com o BO, não estava tendo sucesso em achá-lo. Eles pediram a foto, colocaram no sistema e dentro de uns três minutos, já encontraram ele”, comenta Thais.
Izaqueu estava próximo à Rua 24 Horas, na passagem de nível do Terminal Rodoviário Nicolau Delic, entre o Centro e o Bairro Fundação. O sistema de reconhecimento facial do Smart Sanca deu 81% de certeza que era Izaqueu - só não apurou mais porque ele usava boné e estava de cabeça baixa.
Uma equipe da GCM foi deslocada até o local, para reconhecimento do homem. Ele confirmou a identidade e a filha foi informada.
LEIA TAMBÉM:
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.