Automóveis Titulo
Salao é palco de carros déjà vu
Paulo Basso Jr.
Da Redaçao
26/09/2000 | 18:01
Compartilhar notícia


O Salao do Automóvel está chegando e, pouco a pouco, as montadoras vao revelando seus segredos e apresentando quais serao as suas estrelas na maior exposiçao de veículos da América Latina, que será realizada entre 12 e 22 de outubro, no Anhembi, em Sao Paulo. E, ao menos por enquanto, o que se vê nao sao novidades, e sim carros já conhecidos do público nacional.

A Audi Senna, por exemplo, dará destaque ao pequeno Audi A2, que foi apresenhado há um ano, no Salao de Frankfurt, na Alemanha. O compacto é o primeiro modelo de série com carroceria inteiramente de alumínio. Entre outras características, o carro pesa apenas 895 kg, cerca de 150 kg a menos do que os modelos similares em dimensoes.

O A2 também vem equipado com motor 1.4, que desenvolve 75 cv de potência e vai da imobilidade aos 100 km/h em 12 segundos. Mas, em tempos de alta nos combustíveis, a principal notícia para os motoristas é o seu consumo: 22 km/l de gasolina.

Como novidade mesmo, apenas o Allroad Quattro, derivado da A6 Avant, merece destaque entre as estrelas da Audi. Com suspensao a ar equipada com regulagem automática de altura, o carro foi desenvolvido especialmente para enfrentar terrenos acidentados - se encaixam nesse conceito as estradas brasileiras.

Debaixo do capô, o modelo traz um propulsor V6 biturbo, com 250 cv de potência, traçao integral e duas opçoes de câmbio: tiptronic de cinco marchas na direçao e manual de seis velocidades com sistema de reduzida (low range). Visualmente, o Allroad se difere da A6 Avant pelas bitolas mais largas e maior altura.

A linha S da Audi também será representada por dois velhinhos: o S6 e a S4. O primeiro possui motor V8, de 4,2 litros e 40 válvulas, que gera 350 cv de potência. A S4 é apontada pela montadora como a perua mais veloz do mundo. Com motor V6 biturbo de 380 cv de potência, a wagon acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,9 segundos.

Citroën - A francesa Citroën também abriu o jogo e confirmou a apresentaçao do carro-conceito C3 durante o salao. Com proposta de sub-compacto do futuro, o protótipo é igual ao apresentado em Frankfurt, no ano passado. Seu destaque é o espaço interno, projetado especialmente para proporcionar um ambiente claro, prático e confortável. Um exemplo sao os encostos dos bancos dianteiros, que podem ser articulados para frente de forma a criar uma sala de estar.

Com design arrojado e linhas arredondadas, o modelo traz medidas externas compactas - 1,73 m de largura e 1,62 de altura. Apesar de a maioria dos carros-conceito nao chegarem efetivamente às linhas de montagem, a Citroën pretende aproveitar a engenharia do C3 para fabricar um automóvel que seja ágil no trânsito e, ao mesmo tempo, ofereça conforto aos passageiros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;