Política Titulo Em São Bernardo

Ramiro Meves estuda mudar de sigla para viabilizar eleição

Pessebista afirma que seu projeto a deputado estadual é coletivo e conta com aval de Dib

20/02/2026 | 08:05
Compartilhar notícia
FOTO: DGABC/Arquivo
FOTO: DGABC/Arquivo Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O ex-vereador de São Bernardo e ex-deputado estadual Ramiro Meves, pré-candidato a deputado estadual, estuda, junto com seu grupo político, a possibilidade de deixar o PSB para viabilizar seu projeto eleitoral. Segundo o pessebista, a estratégia é buscar uma legenda com quociente eleitoral mais acessível.

Meves afirma que há dificuldades para se consolidar uma candidatura na cidade diante da presença de diversos candidatos “peso-pesado”, com redutos eleitorais já estabelecidos. Por isso, avalia a necessidade de encontrar um partido que lhe ofereça melhores condições de articulação e maior competitividade, para atingir o objetivo do grupo, “que é ganhar a eleição”. “Por exemplo, com o partido X conseguimos transitar até a página 2. Porém, com o Y superamos a página 2 e continuamos transitando. Então, é isso que estamos avaliando”, pondera. 

Ramiro Meves abriu, ao lado do amigo de mais de 40 anos e ex-prefeito de São Bernardo William Dib, um escritório político que ambos definem como um laboratório de ideias, espaço este que, inclusive, fundamenta a pré-candidatura. Segundo o pessebista, nas conversas realizadas com o grupo consolidou-se a avaliação de que é necessário lançar um nome capaz de fortalecer, de forma coletiva, a defesa dos interesses da população de São Bernardo e da região. A proposta, afirma o pessebista, surge como contraponto às pré-candidaturas já apresentadas, que ele considera individualistas.

DGABC

“Têm um pensamento muito pessoal, diferente do que temos em nosso grupo. Pensamos no conjunto e é isso que queremos continuar fazendo, ajudar, independentemente da cor partidária. O Dib acredita que ainda há muito a ser feito para melhorar a cidade. O (prefeito) Marcelo (Lima - Podemos) chegou ao Paço com vários problemas e precisou enfrentar todos eles. Não é fácil, e está fazendo o que é possível. Portanto, esse projeto surge justamente para somar de forma coletiva”, destaca.

Ramiro Meves reforça que o projeto político construído ao lado do ex-prefeito tem como foco fortalecer São Bernardo por meio da união de forças e da atuação institucional. Destaca que a articulação política é fundamental para viabilizar recursos e investimentos. 

“Se chegarmos na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e se outro candidato vier conosco e for para a Câmara Federal dá para fazer muita coisa. Dá para trazer verba tanto em nível federal como estadual. É isso que queremos, dar melhores condições de atendimento para a população de maneira geral”, pontuou.

Meves também faz questão de enfatizar que o objetivo do grupo não é fazer oposição por oposição. “Não queremos atrapalhar. Não queremos ser contra o governo. Não é isso. Queremos ajudar e, para isso, precisamos ter um mandato. Com um mandato na mão muitas portas são abertas”, afirma. 

O pré-candidato destaca ainda a necessidade de buscar apoio fora do âmbito municipal devido ao número de nomes colocados para a disputa de cadeira na Alesp. De acordo com Meves, tanto ele quanto William Dib já realizaram visitas a cerca de 50 cidades articulando apoio ao projeto eleitoral. “Estamos fazendo o nosso trabalho.”

Ramiro Meves afirma que a decisão de disputar o próximo pleito também leva em conta um planejamento político para as eleições 2028. “Juntos, eu, Dib e o grupo, temos condição de fazer muita coisa por São Bernardo, pensando agora e lá na frente. Então, vamos participar desta eleição, porque a de 2028 passa pela de 2026. O Dib, para mim, não é um amigo. É um irmão. São 40 anos de caminhada lado a lado e, mais uma vez, estaremos de mãos dadas para disputar esta eleição, sem dúvida nenhuma.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;