Tecnologia Sistema SP Mobile monitora reativação de aparelhos com queixa de subtração e avisa usuários; objetivo é desmantelar cadeia criminosa
FOTO: Divulgação/Governo do Estado

O Programa SP Mobile, realizado pela SSP (Secretaria da Segurança Pública), passou a enviar notificações para celulares com restrição criminal. Desde o lançamento da iniciativa, em junho do ano passado, a Polícia Civil recuperou 178 celulares no Grande ABC após o envio de 344 notificações. O número é ínfimo perto da quantidade de aparelhos furtados ou roubados na região.
Em todo o Estado, o programa já recuperou 17,5 mil celulares, enviou mais de 5.400 notificações e devolveu 5.900 aparelhos às vítimas.
O sistema funciona como uma ferramenta de rastreabilidade e inteligência policial. A partir do registro do IMEI (número de identificação do aparelho) é possível enviar mensagens automáticas para celulares que foram ativados na rede após o roubo, informando que aquele dispositivo é produto de crime e está monitorado.
O advogado e especialista em segurança pública, Ilmar Muniz, explica que a estratégia ajuda a desmantelar grupos especialistas em roubos de celular. “Isso permite identificar quem está utilizando o aparelho, mapear a cadeia de receptação e cruzar dados com operadoras e investigações. Com essas informações, a polícia não atinge apenas o autor do roubo, mas consegue chegar aos intermediários, desbloqueadores ilegais e comerciantes clandestinos.”
LEIA MAIS:
Quando não são recuperados rapidamente, muitos desses celulares são desviados para o mercado paralelo, onde passam por desbloqueios, troca de peças ou adulteração de identificação para revenda ilegal, inclusive com envio para outros Estados ou até para fora do País.
“Esses aparelhos são muito visados porque têm alto valor agregado, revenda rápida, grande demanda e facilidade de transporte, além de concentrarem dados pessoais que podem ser explorados para golpes financeiros, aumentando ainda mais o lucro dos criminosos”, afirma Muniz.
Segundo o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba, o objetivo primordial do programa é desestimular a comercialização de telefones celulares de origem ilícita, desarticulando a cadeia logística da subtração e combatendo o crime organizado. “Ao inibir o mercado de receptação, o programa ataca o incentivo financeiro que motiva os roubos e furtos”, explica.
“Com resultados expressivos, o SP Mobile se consolida como uma ferramenta estratégica no combate ao crime organizado e na devolução de bens às vítimas, ao integrar tecnologia, investigação policial e cooperação com as operadoras de telefonia para tornar o Estado de São Paulo mais seguro”, completou o delegado.
PRECISA MELHORAR
De junho a dezembro de 2025, a SSP registrou 16.385 furtos e roubos de celulares no Grande ABC. Em todo o ano, foram 22.587 – o que permite dizer que o programa estadual não consegue recuperar nem 1% dos aparelhos subtraídos. O especialista em segurança pública, Ilmar Muniz, sugere a adoção de algumas medidas que reduzem a oportunidade do crime.
“É importante evitar manusear o celular de forma ostensiva na rua, principalmente em locais de grande circulação. Outros cuidados são utilizar senhas fortes e autenticação em dois fatores, manter o bloqueio automático ativado, habilitar ferramentas de rastreamento remoto, configurar limites em aplicativos bancários e não concentrar todas as informações sensíveis no aparelho”, aconselha Muniz.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.