Nacional Titulo
Assembléia Legislativa de SP proíbe uso de amianto
Do Diário OnLine
17/05/2001 | 17:14
Compartilhar notícia


A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira, a proibição total da extração, comercialização e uso do amianto no Estado até 1º de janeiro de 2005. O projeto, do deputado Roberto Gouveia (PT), foi aprovado por unanimidade.

A lei, que ainda precisa ser sancionada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, prevê que o uso seja suspenso em três etapas. A primeira, que entra em vigor logo que promulgada, prevê que órgãos públicos, serviços conveniados e equipamentos privados de uso público fiquem proibidos de usar o produto.

Além disso, o amianto não deve mais ser fabricado ou comercializado no Estado. Ainda será proibida a fabricação ou comercialização no Estado de equipamentos de proteção individual e artefatos de uso infantil, como brinquedos ou giz de cera.

Após um ano de promulgada a lei, ficam proibidas a fabricação, comercialização e instalação de pastilhas de freio, disco de embreagem e outros produtos para uso automotivo que contenham a substância.

Já a partir de 2005, fica proibida a importação, extração, beneficiamento, comercialização , fabricação e instalação de produtos ou materiais que contenham qualquer tipo da substância.

O amianto, mineral tóxico, pode causar problemas pulmonares, como câncer, principalmente nos que lidam diretamente com o produto. Além disso, o amianto tem grande capacidade de poluir o ambiente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;