Setecidades Titulo Nesta quarta-feira

Incêndio atinge fábrica na Paulicéia, em São Bernardo

Sete viaturas estão empenhadas na ocorrência

Beatriz Mirelle
Gabriel Rosalin
04/02/2026 | 13:09
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Matéria atualizada às 19h20

Um incêndio de grandes proporções atingiu, nesta quarta-feira (4), uma empresa de fabricação de tintas OrientalTec, localizada na Rua Garcia Lopes, no bairro Paulicéia, em São Bernardo. O Tenente do Corpo de Bombeiros Aleixo, que atendeu a ocorrência, informou que não houve vítimas. 

Segundo informações da corporação, a equipe foi acionada por volta das 12h39, com sete viaturas empenhadas. Durante o decorrer da ocorrência, foram 14 veículos e 40 agentes mobilizados para apagar o fogo. 

DGABC

No local, foi possível ver uma grande fumaça preta tomando conta do ar. No momento da explosão, a empresa de tintas estava em horário de almoço.

As causas do acidente não foram divulgadas. “Não há como precisar, pode ser diversos fatores. No centro da fábrica de tintas foi onde teve a maior contração das estruturas metálicas do telhado. Logo que as equipes chegaram, tinha muito fogo e foram necessários 55 mil litros de água”, afirmou o tenente. 

Para conter as chamas, foi utilizada uma estratégia de quatro frentes de trabalho, sendo necessários 40 minutos de combate e duas horas de rescaldo.

Ainda de acordo com o agente, a empresa tinha o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) válido. 

Por precaução, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 

Após a contenção do fogo, o Corpo de Bombeiros realizou a recolha dos entulhos e limpeza, além da vistoria do fogo, constatando que o fogo não havia chance de retornar.

O funcionário terceirizado e prestador de serviço de obra, que estava no momento da explosão, Dori Edson Silva, 49 anos, relatou ter ouvido um barulho intenso. “Estremeceu todo o prédio e só deu tempo de correr. Ainda bem que o galpão que pegou fogo estava em horário de almoço. Começaram a evacuar, era um fogo muito alto”, comentou o prestador.

Por volta das 14h20, os funcionários retornaram foram chamados para esclarecimentos e posteriormente deixaram o local. Os trabalhadores da OrientalTec não foram permitidos a conceder entrevistas.

A Defesa Civil de São Bernardo também foi acionada para atender a ocorrência, no qual interditou o local que permanece fechado até a permissão de liberação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;