Gratuito Alunos vão para Irlanda, Canadá, Nova Zelândia e Austrália; no Estado são 500 jovens
FOTO: Divulgação/Governo de SP

O programa de intercâmbio do Estado Prontos pro Mundo selecionou 19 alunos do Grande ABC na lista preliminar dos 500 estudantes que devem embarcar, no segundo semestre deste ano, para a Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia.
A classificação foi divulgada nesta quarta-feira (28) pela Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) e a final será publicada na próxima quarta-feira (4).
Entre os escolhidos, seis são de Santo André, cinco de São Bernardo, um de São Caetano, três de Diadema, dois de Mauá, um de Ribeirão Pires e um de Rio Grande da Serra.
Os alunos da região concorreram às 500 vagas do intercâmbio entre os 34,4 mil estudantes matriculados no 1° ano do ensino médio da rede estadual.
O programa de intercâmbio do Governo do Estado leva anualmente 1.000 estudantes para uma experiência de três meses em high school (etapa semelhante ao ensino médio no Brasil) em países de língua inglesa.
O intercâmbio do Programa Prontos pro Mundo é 100% gratuito para o aluno e sua família, com todos os custos e organização providenciados pela Seduc-SP. Itens como documentos pessoais (passaporte e visto), hospedagem, aulas, traslados e passagens aéreas serão custeados. Durante a estadia no exterior, os estudantes também são beneficiados com uma bolsa-auxílio para despesas pessoais.
CRITÉRIOS
Para serem classificados para a prova de seleção, os alunos precisaram realizar o Saresp em 2024, no 9º ano do Ensino Fundamental, alcançar ao menos 90% de frequência no ano passado e obter certificado nível 3 (ou superior) do curso de inglês on-line oferecido pela Secretaria da Educação.
Os estudantes chamados são divididos em duas listas: por município e classificação geral. Inicialmente, o programa classifica um estudante representante de cada município paulista.
As vagas das cidades sem alunos aptos a concorrer pelo intercâmbio são destinadas à distribuição pelos principais critérios do programa (resultado do Saresp e desempenho na prova do Prontos pro Mundo) por ordem de classificação.
Interessados em entrar com recurso a partir da relação preliminar devem registrar o pedido até as 16h da próxima sexta-feira (30). Assim, a lista de selecionados ainda pode sofrer alterações.
No ano passado, o governo do Estado levou 30 alunos do Grande ABC para estudar em escolas internacionais por três meses.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.