Internacional Titulo
Acordo poe fim a bloqueio de estradas colombianas
Do Diário do Grande ABC
01/06/2000 | 14:34
Compartilhar notícia


Acabou o bloqueio de estradas que, nas últimas três semanas, praticamente isolou, por terra, a regiao norte da Colômbia. O movimento chamado ``cívico', desencadeado por trabalhadores rurais e grupos paramilitares, foi em protesto contra a proposta de desmilitarizaçao de uma área da regiao para permitir as negociaçoes de paz com os guerrilheiros do Exército de Libertaçao Nacional (ELN).

Através de um acordo foi possível suspender o protesto, que causou graves prejuízos econômicos ao país, e permitir a retomada das conversas de paz, também com a participaçao dos dirigentes do movimento cívico. O acordo foi obtido pelo Ministro do Interior, Humberto de la Calle, e o Procurador-geral, Jaime Bernal Cuéllar.

Há quase 20 anos, grupos paramilitares baniram a guerrilha do norte da Colômbia e, agora, os trabalhadores rurais temem que o ELN volte a ocupar posiçoes na regiao, desencadeando represálias contra aqueles que colaboraram para sua expulsao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;