Economia Titulo
Meirelles diz ter cumprido seu papel no comando do BC
09/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Em almoço fechado para 70 empresários da Câmara de Comércio França-Brasil em São Paulo, o presidente do BC (Banco Central), Henrique Meirelles, teria afirmado, segundo relato de presentes ao evento, que sua permanência por oito anos à frente da instituição foi o bastante e vê que seu papel estará cumprido ao final deste período. Segundo estes dirigentes de empresas, que pediram para não ser identificados, Meirelles também reiterou que o próximo presidente da

República não deve mudar as bases da política macroeconômica, como a busca da inflação baixa, o regime de câmbio

flutuante e o rigor fiscal.

Segundo um empresário francês, Meirelles destacou que o Brasil é um País com economia estável e previsível e possui história de vários anos de estabilidade. De acordo com o executivo, o presidente do BC disse que no País "não é possível alterar os juros e o câmbio por decreto".

De acordo com empresários, Meirelles também teria dito que a partir do próximo ano gostaria de atuar na esfera federal, pois assim seria melhor para contribuir com o seu legado, que é a estabilidade macroeconômica. Mas para isso ocorrer seriam necessárias duas condições importantes. A primeira é ser convidado para trabalhar na administração do próximo presidente da República. O segundo fator relevante para ele, Henrique Meirelles, seria decidir se aceita ou não o cargo oferecido.

Na palestra para os empresários, na qual fez avaliação da evolução da economia brasileira nos últimos anos, o presidente do BC repetiu que são maiores as chances dele permanecer no cargo até o fim do ano. Meirelles ressaltou, no fim do evento, que uma candidatura ao cargo de governador teria baixa probabilidade de ocorrer.

Segundo os empresários, em nenhum momento o presidente do BC disse que preferia ser candidato a vice-presidente da República numa chapa encabeçada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;