Política Titulo Pedido de demissão

Alckmin homenageia Lewandowski após saída do governo: 'admirável espírito público'

Ele ressaltou a "lealdade aos valores supremos do estado democrático de direito" do agora ex-ministro da Justiça

11/01/2026 | 15:15
Compartilhar notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, publicou neste domingo (11) nota de agradecimento ao ministro Ricardo Lewandowski, que decidiu sair do governo na última semana. No X, antigo Twitter, o vice-presidente afirmou que o agora ex-ministro da Justiça possui "admirável espírito público" e "lealdade aos valores supremos do estado democrático de direito".

Aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal), Lewandowski foi nomeado ministro de governo em janeiro de 2024. Dois anos depois, na quinta-feira, 8, anunciou o pedido de demissão, ao que atribuiu a questões pessoais e familiares.

"Ao lhe dirigir este sincero testemunho, enalteço o alcance e a importância dos seus excepcionais serviços prestados ao nosso país, exaltando-os como dignos do respeito e da admiração de todos os brasileiros", escreveu Alckmin.

DGABC

A exoneração de Ricardo Lewandowski foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) na sexta-feira (9).

Em seu lugar, assumiu interinamente Manoel Carlos de Almeida Neto, secretário-executivo do Ministério da Justiça, o cargo mais elevado abaixo dos ministros de Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;