Política Titulo Trens Metropolitanos

Estado projeta leilão da Linha 10 da CPTM para 2º semestre

SPI divulga em site lançamento do edital, que também prevê Linha 14, para primeira metade de 2026

Bruno Coelho
06/01/2026 | 21:00
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel/DGABC
FOTO: Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O governo do Estado de São Paulo, por meio da SPI (Secretaria de Parcerias em Investimentos) projeta o leilão pela concessão da Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que também contempla no mesmo pacote a construção da Linha 14-Ônix de VLT (veículo leve sobre trilhos), para o segundo semestre de 2026. Para isso, o edital para a licitação já estaria em ajustes finais e é proposto para ser lançado ainda na primeira metade do ano. Ao todo, a Pasta prevê R$ 19 bilhões em investimentos nos ramais.

De acordo com o cronograma atualizado no site da SPI, também está prevista a assinatura do contrato entre o Estado e a futura concessionária no segundo semestre, assim iniciando o período de transição, até que a CPTM deixe de operar o serviço de trens metropolitanos que atende cinco das sete cidades do Grande ABC até a Zona Oeste de São Paulo. Conforme documentos disponibilizados para consulta pública, essa fase entre a estatal e a empresa ocorrerá dentro de 24 meses seguintes, ou seja, mudando de gestão até 2028.

Mesmo sob concessão, o Estado deverá seguir com investimentos na Linha 10-Turquesa, visto que os documentos apontam a aquisição de 13 novos trens até 2040, enquanto a operadora ficaria responsável pela compra de 21 composições, todas com trânsito de passageiros entre os vagões, como ocorre com as frotas mais recentes. Entretanto, até lá, o ramal que corta Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra contará com modelos fabricados entre o fim das décadas de 2000 e início de 2010, sem essa passagem.

DGABC

Por sua vez, a Linha 14-Ônix teria traçado entre a futura Estação ABC, em Santo André, à Estação Hospital Jardim Helena, na Zona Leste da Capital, podendo ter expansão para o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos, segundo atualizações realizadas no fim do ano passado. A expectativa do serviço é de transportar 188 mil passageiros por dia.

Dessa forma, o futuro ramal de VLT pode ter dois trechos de contingência, ou seja, opcionais para análises posteriores. Além de Guarulhos, Santo André também tem na proposta inicial de outras cinco paradas além da Estação ABC: Estádio - próximo ao Bruno Daniel -, Miguel Couto, Macedo Soares, Vila Luzita e Jardim Irene.

TIC SÃO PAULO-SANTOS
Em publicação nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que o projeto do TIC (Trem Intercidades) São Paulo-Santos será concluído em 2027. O serviço não faz parte do pacote de concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix, mas deve atravessar a região, inclusive,com possível parada citada no plano de obras da Estação ABC, em Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;