Automóveis Titulo
Audi mostra carro que reúne luxo e esportividade
Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
28/01/2003 | 17:56
Compartilhar notícia


Combinar o conforto e o desempenho dos sedãs esportivos de luxo com um SUV destinado a aventura é o objetivo do protótipo Pikes Peak quattro, da Audi, que fez sua estréia no Salão do Automóvel de Detroit, nos Estados Unidos, encerrado no último dia 20 de janeiro. Para a montadora, esse novo conceito de utilitário esportivo atende às mais variadas exigências seja para o lazer, o transporte ou para o off-road.   

O hatchback de quatro portas, com configuração para 4+2 assentos, tem nome alusivo a uma montanha de 4,3 mil metros do Colorado, nos Estados Unidos, que se tornou ponto de encontro de entusiastas do automobilismo. No local é realizada anualmente a Corrida Internacional de Escalada do Pikes Peak.   

O conceito é equipado com um propulsor V8 biturbo, já testado no RS6, que gera nada menos que 500 cv de potência. O torque também impressiona, pois são 53 kgfm, disponíveis a partir de 2 mil rpm, o que é fundamental para desafios off-road. Além disso, o Pikes Peak quattro acelera da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5 segundos e ainda possui velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 250 km/h.   

De acordo com a montadora, como em todos os modelos Audi quattro, o Pikes Peak proporciona tração em qualquer tipo de piso de condição de rodagem. A distribuição é de 50% de torque para cada eixo. No caso de giro em falso de qualquer roda, a força é imediatamente transferida para o eixo com mais aderência. Soma-se a isso a suspensão a ar, que adapta a altura do veículo às mais diversas condições de carga e de rodagem, podendo atingir o limite de até 280 mm de distância do solo.   

O Audi Pikes Peak está equipado com faróis do tipo xênon plus que espalham um facho de luz indispensável à noite para altas velocidades e também para achar o caminho em trilhas acidentadas.   

As maçanetas do veículo-conceito dispõem de um sensor que permite acesso ao carro apenas a portadores da chave original. Além disso, o Pikes Peak é dotado de retrovisor direito com uma câmera com foco direcionado para a roda dianteira, o que faz com que a área morta seja mostrada na tela do Multi Media Interface (MMI) para que o condutor, em terreno acidentado, possa verificar a que distância está da borda. Outra novidade é que na traseira a bagagem de mão pode ser introduzida no carro pela janela, que se abre separadamente da porta corrediça, acionada eletricamente.   

O protótipo também conta com sistema de advertência de mudança de pista, que por meio de um sensor óptico, escaneia a sinalização da estrada, emitindo sinais acústicos e vibrações no volante, toda vez que o condutor se desviar da pista em que estiver. Em outro sistema, que amplia as funções do piloto automático, o conceito mantém automaticamente uma distância segura do veículo à frente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;