Setecidades Titulo Memória

Foto Ruma. Dois registros marcantes. O primeiro impeachment... ...e o comício de Jango. Nos 60, parceria com o News Seller.

Na série aqui em Memória inspirada na edição 20.000 do 'Diário', a presença de Armando Martins, o MA do Foto Ruma

Ademir Medici
05/01/2026 | 03:00
Compartilhar notícia
Crédito das fotos – Armando Martins/Projeto Memória
Crédito das fotos – Armando Martins/Projeto Memória Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O estúdio fotográfico denominado Foto Ruma ficava no Centro histórico de Santo André. E Armando Martins foi dos primeiros colaboradores na área fotográfica do nascente semanário News Seller, fundado em 1958.

O jornal não mantinha uma equipe fixa de fotógrafos e nas coberturas eram requisitados os serviços de terceiros, irmanados ao NS que nascia.

Pelos anos afora, Armando Martins era sempre lembrado nos encontros dos colaboradores. É um dos profissionais fotógrafos que aparece numa pose coletiva da categoria, foto clássica que fará parte desta série sobre os colaboradores do Diário.

Reinaldo Martins, filho de Armando Martins, fez carreira no Diário, a partir dos anos 70, chegando a editor de Fotografia, na sucessão de nomes como os de João Colovatti e Ricardo Hernandes.

Já Armando Martins tornou-se o primeiro repórter-fotográfico fixo do movimento sindical de Santo André, sempre chamado para cobrir eventos aqui e em outras paragens.

Já no final da vida, Armando Martins confiou a esta página Memória duas preciosidades: os negativos fotográficos da cobertura que fez daquele que é considerado o primeiro impeachment político no Brasil, o do prefeito de Santo André, Oswaldo Gimenez, em 1962; e o comício que sacramentou a cassação do presidente João Goulart, em 1964.

John French, que realiza trabalho sobre a história da imprensa do Grande ABC, considera as duas coberturas jornalísticas fundamentais nesta história, razão pela qual aquelas imagens estão sendo repassadas ao historiador norte-americano.

Crédito das fotos 1, 2, 3 e 4 – Armando Martins/Projeto Memória

 

1 e 2

EM SANTO ANDRÉ. Gabinete do prefeito, 5 de janeiro de 1962. A futura Casa da Palavra é ocupada, Gimenez vai ser ‘impichado’ 

 

3 e 4

NO RIO. Central do Brasil, 13 de março de 1964: João Goulart discursa para uma plateia que lota a praça

Para a edição 20.038...

Armando Martins

Colaborou com o semanário News Seller ao longo da década de 1960 e chegou a ser registrado como funcionário do jornal.

Crédito da foto 5 – Banco de Dados; reprodução: João Henrique Medice

ARMANDO MARTINS. Coberturas fotográficas definitivamente incorporadas à História brasileira e da região

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Domingo, 4 de janeiro de 1976 – edição 2942

SANTO ANDRÉ – Desapropriada no governo Pezzolo (1973-7), a antiga Chácara da GE aguardava para ser urbanizada.

O secretário de Obras, Bruno Corazza, alegava falta de recursos financeiros para as obras completas, cujo primeiro projeto estava orçado em 60 milhões de cruzeiros.

Decidia-se transformar a chácara em centro comunitário em três partes, com o governo Pezzolo fazendo a primeira, cabendo as demais ao próximo governo.

NOTA – De fato, o governo Grillo (1977-83) concluiu o projeto, dando à chácara o nome de Duque de Caxias, atual Celso Daniel.

EM 5 DE JANEIRO DE...

1906 – Do correspondente do Estadão em São Bernardo: referem transeuntes da antiga Estrada do Vergueiro que a via está completamente intransitável entre São Bernardo e São Paulo. 

Se os poderes públicos não remediarem a situação, os pobres habitantes das circunvizinhanças ficarão a braços com a miséria.

Sob a direção de Neno Vasco, começava a ser publicada a revista “A Terra Livre”, em substituição a o “Amigo do Povo” e a “Aurora”, órgãos libertários.

1996 – Chuvas deixavam Grande ABC ilhado. Defesa Civil registrava 25 desabamentos. Duas pessoas eram arrastadas pelas águas em Diadema.

Deputado estadual Waldir Cartola, com base em São Bernardo, lançava uma revista em quadrinhos intitulada “Cartolinha”, personagem inspirado na sua trajetória política.

MUNICÍPIO BRASILEIRO

Um único município aniversaria em 5 de janeiro: Sanclerlândia, em Goiás.

HOJE

Dia Nacional da Tipografia. Celebra a criação da primeira tipografia no Brasil, a Imprensa Régia, fundada no Rio de Janeiro por D. João VI em 1808.

Noite de Reis, véspera do Dia de Reis. 

São João Nepomuceno Neumann  

5 de janeiro

(Boêmia, República Checa, 1811 - Filadélfia, EUA, 1860). Missionário redentorista. Pioneiro das escolas paroquiais americanas. Bispo de Filadélfia

Imagem: Arquidiocese de Manaus (AM) 

DGABC



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;