Política Titulo Desenvolvimento

Rio Grande da Serra avança em iniciativas para conquistar selo de Interesse Turístico

Akira Auriani quer ampliar investimentos no setor e projetar a cidade no cenário estadual

28/12/2025 | 22:21
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques 21/3/25
FOTO: André Henriques 21/3/25 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


 O prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), afirmou ao Diário, ao fazer balanço das ações do primeiro ano de mandato, que o resgate do turismo foi um dos pontos altos da gestão e afirmou que a cidade reúne hoje as condições necessárias para pleitear o título de MIT (Município de Interesse Turístico) junto ao Governo do Estado de São Paulo.

Segundo o prefeito, a retomada do setor passou, inicialmente, pela reorganização da política cultural e pela ampliação do calendário de eventos, estratégia que devolveu movimento à cidade e estimulou a ocupação dos espaços públicos. 

“A Secretaria (de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Empreendedorismo e Cidade Digital) funcionou muito bem este ano. A Pasta veio na meta de todo mês termos uma ação. Coisas que não aconteciam há quatro anos na cidade resultaram no Festival do Cambuci na essência, com gastronomia, concurso e atividades que foram bem bacanas”, afirmou.

DGABC

Akira também citou a realização de Carnaval fora de época, as cavalgadas, peças de teatro e outras atividades culturais que passaram a ocorrer de forma regular. Para o prefeito, o impacto dessas ações já é percebido pela população. “Mesmo com um orçamento limitado, conseguimos entregar ações pontuais que devolveram vida à cidade. Aos poucos, a população está se apropriando da cultura e entendendo que todo fim de semana tem alguma coisa acontecendo em Rio Grande da Serra”, disse.

Na área técnica, a administração municipal avançou na elaboração do relatório exigido para o pedido da classificação de MIT. O potencial turístico de Rio Grande foi apresentado durante reunião, no início do ano, com o secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, e o deputado estadual Paulo Corrêa Junior (PSD), presidente da Comissão de Turismo da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). 

Outro destaque, segundo Akira, foi o investimento em comunicação institucional, com a produção de vídeos sobre a história do município e projetos futuros, além da visibilidade alcançada com a presença da Rede Globo. Em setembro, reportagem no programa Paulistar mostrou as belezas naturais da cidade e o artesanato local, feito com fibras de bananeira. 

“O nosso foco foi fazer o MIT avançar, porque esse selo representa uma virada de chave para a cidade e para a região. Ainda somos vistos como uma cidade pequena do Grande ABC, carente e sem protagonismo, e o MIT ajudará a mudar essa percepção, mostrando que o governo está mudando e que Rio Grande da Serra tem potencial”, pontuou. 

LEIA TAMBÉM 

Parque Central, em Santo André, recebe plantio de 300 árvores




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;