Política Titulo Eleições 2026

Sob nova presidência no Estado, Cidadania aposta em protagonismo de jovens

Vereador de São Bernardo, João Viana fala em construção coletiva para oxigenar sigla nas urnas

Bruno Coelho
26/12/2025 | 07:51
Compartilhar notícia
FOTO: Denis Maciel/DGABC
FOTO: Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Recentemente eleito presidente estadual do Cidadania, João Viana, vereador de São Bernardo, já pretende desenhar os novos rumos da legenda em solo paulista. Com um discurso focado em renovação e conexão com os problemas cotidianos da população, o parlamentar defende a criação de uma “nova era” política, marcada pela presença da juventude e de lideranças que dialoguem com as “pessoas reais”. Segundo o dirigente, a ideia é atrair quem entende o dia a dia das cidades.

“Quero fundar uma nova era de renovação, protagonismo da juventude e representação. Porque hoje as pessoas comuns, as pessoas reais, elas não se sentem representadas, porém, ainda temos muitos políticos que de fato representam uma parcela da sociedade. E são essas pessoas que estão conectadas com os problemas reais da cidade que eu quero nesse time do Cidadania, que vai representar essa nova era que a gente quer trazer”, avaliou o presidente estadual.

Um dos pilares dessa gestão partidária é a própria composição da executiva estadual, que o parlamentar descreve como inovadora por dar voz ativa aos jovens. Para Viana, esse é um diferencial necessário para oxigenar a política paulista e apresentar um projeto que fuja dos padrões tradicionais. “Acredito que é uma das vantagens de você ter jovens protagonizando esse momento. Se você olhar a executiva do Cidadania, ela é uma executiva realmente diferente do que é comum num partido normal”, pontuou o vereador.

DGABC

Apesar de olhar para juventude, o presidente estadual afirmou que seguirá olhando para os quadros de lideranças da legenda, que soma oito vereadores na região, inclusive, com líderes de governo em Santo André e São Bernardo, nas figuras de Fábio Lopes e Julinho Fuzari, respectivamente. “Também acho que precisamos aproveitar os bons quadros do partido para a gente alavancar essa nova era”, avaliou.

Por ora, Viana evita falar em números de candidatos a deputado estadual e federal para 2026, alegando que assumiu o partido ainda neste mês. Sobre o futuro do deputado federal Alex Manente (Cidadania), principal nome da sigla e seu antecessor no cargo, mantém a cautela sobre se ele buscará a reeleição ou uma vaga ao Senado. “O Alex cai em uma das coisas que aprendi com ele: de que uma candidatura não é sobre o candidato, é sobre onde as pessoas querem que essa pessoa vá. O Alex sempre respeitou muito isso. Agora que tipo de candidatura isso vai ocasionar, acho que é cedo para dizer também”, afirmou.

LEIA MAIS: João Viana é eleito presidente estadual do Cidadania




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;