Política Titulo Veja como se inscrever

Quer ser mesário em 2026? Veja vantagens e como se inscrever

As inscrições ficam abertas durante todo o ano e podem ser feitas pelo aplicativo e-Título, pelo site do TRE-SP ou presencialmente nos cartórios eleitorais

08/12/2025 | 17:02
Compartilhar notícia
FOTO: Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) reforça o chamado para quem deseja atuar como mesário voluntário nas Eleições 2026. A função, peça-chave para o funcionamento das seções eleitorais, tem ganhado cada vez mais adesão — e agora é tema de uma nova campanha do Tribunal, que destaca histórias reais de quem já participou do processo.

As inscrições ficam abertas durante todo o ano e podem ser feitas pelo aplicativo e-Título, pelo site do TRE-SP ou presencialmente nos cartórios eleitorais. Após o cadastro, a Justiça Eleitoral analisa a disponibilidade de vagas na seção ou em locais próximos ao domicílio eleitoral do voluntário.

Benefícios

Além de contribuir diretamente para a condução da votação, quem atua como mesário tem direito a:

DGABC

- 2 dias de folga para cada dia de trabalho na eleição;

2 dias de folga pelo ciclo completo de treinamento;

Certificado de serviços prestados;

Auxílio-alimentação de R$ 65 por dia de atuação em 2026;

Desempate favorável em concursos públicos (quando previsto em edital);

Possibilidade de usar as horas trabalhadas como atividade complementar em instituições de ensino.

Quem pode ser mesário — e quem não pode

Pode se inscrever qualquer pessoa com 18 anos ou mais, em situação regular com a Justiça Eleitoral. Porém, há impedimentos. Entre eles:

Candidatos, cônjuges e parentes até segundo grau;

Membros de diretórios partidários com função executiva;

Policiais, agentes penitenciários e guardas civis;

Servidores do Executivo em cargos de confiança;

Servidores da própria Justiça Eleitoral;

Menores de 18 anos.

Voluntariado em alta

O TRE-SP destaca que o número de cidadãos que se oferecem espontaneamente cresce a cada ciclo eleitoral. Em 2024, ano das eleições municipais, 67% dos mesários do primeiro turno em São Paulo eram voluntários — mais de 277 mil pessoas. No segundo turno, a adesão chegou a 77%.

A curva de crescimento é visível: em 2016, apenas 23% dos mesários atuaram de forma voluntária no estado. O índice subiu para 27% em 2018 e saltou para 60% em 2020, refletindo o impacto das campanhas de conscientização.

Com a proximidade de 2026, o TRE-SP busca ampliar ainda mais esse engajamento. Para o Tribunal, participar como mesário é uma das formas mais diretas de defender a integridade e a transparência das eleições — e de fortalecer a democracia no País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;