Oficialmente O comunicado, feito em vídeo publicado nas redes sociais, confirma a informação antecipada pelo Diário na última quarta-feira (3)
FOTO: Denis Maciel/DGABC

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), anunciou nesta sexta-feira (5) que desistiu oficialmente de disputar a reeleição para deputado federal em 2026. O comunicado, feito em vídeo publicado nas redes sociais, confirma a informação antecipada pelo Diário na última quarta-feira (3).
No pronunciamento, Marinho reforça que vinha se preparando para retornar à disputa eleitoral, mas que a decisão mudou após conversa direta com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Os últimos meses, junto com muitos de vocês, eu vinha me preparando para disputar a reeleição como deputado federal”, afirmou. “Mas, a convite do presidente Lula, decidi seguir outro caminho.”
Segundo o ministro, Lula foi objetivo ao pedir que ele permanecesse no comando da pasta. “Ele me pediu — e pedido de presidente, vocês sabem, não é pedido, é uma ordem — que eu continuasse no ministério, dando sequência ao trabalho que estamos fazendo pelo país.”
Marinho destacou que a mudança não foi simples. “Essa não foi uma decisão fácil. Ser candidato novamente era um desejo legítimo, construído junto com vocês”, disse. “Mas o que está em jogo agora é maior do que um projeto pessoal. O mais importante é a continuidade do projeto nacional liderado pelo presidente Lula.”
Ele afirmou que sua permanência no governo representa o melhor caminho para contribuir com a atual gestão. “Abro mão da reeleição com tranquilidade e senso de dever. Continuarei trabalhando todos os dias com ainda mais dedicação para honrar a confiança do presidente e de cada um de vocês.”
O ministro também dedicou parte do pronunciamento ao apoio a Moisés Selerges, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que será lançado como candidato a deputado federal em 2026. “Quero declarar o meu apoio e pedir o apoio de vocês ao companheiro Moisés Celeges, que será o nosso candidato a deputado federal”, afirmou. “É a casa onde eu e o presidente Lula começamos a nossa militância.”
Marinho encerrou agradecendo a militância e reforçando o compromisso com a agenda trabalhista do governo. “Muito obrigado pelo apoio de sempre. Sigamos juntos nesta caminhada”, concluiu.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.