Política Titulo Eleições

PSB garante França na disputa ao governo do Estado em 2026

Presidente da executiva estadual de São Paulo afirma que a sigla vai trabalhar em sintonia com a candidatura nacional do presidente Lula

30/11/2025 | 01:03
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação/Alesp
FOTO: Divulgação/Alesp Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


 O presidente do PSB de São Paulo, deputado estadual Caio França, afirmou ao Diário que o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, será o nome do partido na disputa pelo governo do Estado em 2026, apesar de o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ter sido cogitado para a corrida. Segundo o pessebista, Márcio França reúne condições políticas e eleitorais para encabeçar a chapa ao Palácio dos Bandeirantes. “As pesquisas mostram o ministro bem posicionado e com baixa rejeição”, destacou.

O próprio ministro tem demonstrado disposição para enfrentar o atual governador, lembrando que, em entrevista ao Diário em setembro de 2024, afirmou que Tarcísio de Freitas (Republicanos) “precisava ser apertado”, o que foi interpretado como um recado claro de que pretende entrar na disputa.

DGABC

“O governador é de respeito, mas ele nunca foi apertado de verdade. Quem me conhece sabe como eu funciono no debate”, disse à época.

Apesar de ser o nome do PSB ao governo estadual, Márcio França já afirmou que sua eventual candidatura depende do aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o ministro, “a decisão passa pelo governo. O presidente Lula vai pensar no alto de sua experiência, e vai escolher o que for melhor para São Paulo”.

Caio França afirmou que o PSB trabalha em sintonia com o cenário nacional. “Vamos trabalhar em sintonia com a candidatura nacional do presidente Lula. A prioridade do PSB é a manutenção da chapa com Geraldo Alckmin na vice-presidência”, destacou.

Nos bastidores, os rumores são de que o alto escalão do governo federal considera que a chapa Lula-Alckmin tem alta probabilidade de se repetir em 2026. Porém, uma confirmação oficial só ocorrerá no ano que vem, apesar de o presidente já ter declarado que disputará a reeleição.

O deputado estadual, que já garantiu disputar a reeleição nas eleições de 2026, afirmou que o PSB pretende dobrar o número de cadeiras no Congresso Nacional. No último pleito, a sigla elegeu 16 deputados federais e quatro senadores. Em 2026, segundo Caio França, o partido aposta na força da deputada Tabata Amaral.

“Tabata é nossa puxadora de votos e será uma das mulheres mais votadas do Brasil no Congresso Nacional. A expectativa do PSB é dobrar a bancada”, ponderou Caio França.

Em 2022, a pessebista obteve 337.873 votos, sendo 22.689 no Grande ABC. Para ampliar sua presença no Estado, Tabata já costura dobradas com lideranças regionais, como o ex-vereador andreense Eduardo Leite (PSB), e com Renato Moreni, ex-quadro histórico do PT em Diadema, agora pré-candidato a deputado estadual pelo PSB. 

LEIA TAMBÉM 

Estado prevê aporte de R$ 46,2 milhões para desassorear rios e córregos no Grande ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;