Mobilidade Segundo Denis Gambá, fechada desde 2023, via é alternativa para aliviar o trânsito da região
FOTO: André Henriques/DGABC

O vereador de Santo André Denis Silva Pinto, o Denis Gambá (Solidariedade), apresentou indicação em busca de soluções para a mobilidade nos bairros Recreio da Borda do Campo, Parque Miami e Jardim Riviera, que enfrentam um cenário desafiador após o fechamento, por ordem judicial, da Estrada do Sertãozinho, ligação entre Santo André e Mauá.
O local depende praticamente de um único acesso para chegar ao centro da cidade, a Estrada do Pedroso. Nos últimos anos, o aumento do tráfego, a falta de rotas alternativas e a instalação de barreiras de proteção agravaram ainda mais o problema. A Estrada do Sertãozinho, fechada desde 2023, é vista pela população como a alternativa mais viável para aliviar o trânsito da Estrada do Pedroso e garantir um acesso seguro aos moradores.
Segundo o vereador, o fechamento ocorreu por questões relacionadas à insegurança, uso clandestino da via, desova e impactos ambientais. No entanto, seu bloqueio deixou a região dependente de uma única rota, aumentando os congestionamentos e os riscos de isolamento em situações de emergência.
“Tem uma problemática na questão da Estrada do Pedroso, que só tem uma entrada e uma saída, e isso impacta muito. Inclusive, tem umas New Jerseys que, às vezes, quando cai uma árvore ou quebra um caminhão, ficamos de 40 a 50 minutos esperando destravar. Temos um projeto, que estamos dialogando, para reabrir a antiga Estrada do Sertãozi-nho, que ajudava muito nisso”, afirma.
Denis Gambá destaca que muitos moradores de Mauá visitam o Parque do Pedroso, assim como diversos andreenses trabalham na região industrial, na divisa com Mauá.
Segundo o vereador, no Recreio da Borda do Campo existe um trajeto que dá acesso ao município vizinho, formado pelas ruas Papa-Capim, Tatupeba, Leão Marinho e Jabuti – pouco mais de três quilômetros – utilizado diariamente, mas que apresenta diversos pontos críticos e, por ser de trânsito local, não suporta tráfego intenso.
Denis Gambá afirma que a reabertura da via pode ser planejada, respeitando o meio ambiente e conciliando o trânsito com a preservação. “Quando fecharam a Estrada afirmaram que era por falta de segurança, que não tinha como fiscalizar, mas muita coisa mudou. Hoje temos diversas tecnologias, tem drones, câmeras. Iluminação reforçada em pontos críticos, controle de velocidade. O monitoramento também pode ser feito pelas duas cidades”, destaca.
O vereador afirma ainda que a reabertura da Estrada do Sertãozinho não é apenas uma questão de mobilidade, mas também de desenvolvimento econômico. “Fomentaria o ecoturismo, o pequeno comércio. Tem lá (na região) muitas árvores, muitas montanhas e, inclusive, um viveiro. Porém, não adianta cercar, dizer ‘que é floresta’ e que não pode mexer. Temos de desenvolver, e da maneira correta”, pontua.
LEIA TAMBÉM
Estado prevê aporte de R$ 46,2 milhões para desassorear rios e córregos no Grande ABC
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.