Automóveis Titulo
Encontro mostrou tunados de todos os niveis
Norberto Soares
Da Hp Press
08/06/2004 | 20:54
Compartilhar notícia


A chegada inesperada do Sol espantou o frio e garantia a presença de quase cinco mil pessoas ao IV Nitropoint Encontro de Carros, realizado domingo no estacionamento do Faculdade Uniban, em Rudge Ramos. A amostra apresentou poucos carros top de linha, mas teve presença maciça dos tuners de nível básico, com destaque para a linha de modelos da Volkswagen. No total, foram, mostrados quase 400 modelos de diversas categorias. Entre os estandes de oficinas de preparação e de lojas de acessórios, as pessoas puderam ver vários tipos diferentes de estilo, preparação de motores, estética e som e até uma Forester Cross, um protótipo preparado pela equipe do Jornal Veículos para as provas de Rally Cross Country.

Os aficionados pelo tuning se sentiram no seu próprio ambiente com demonstrações de burn-outs, mega sound equipments, muito nitro e as meninas em volta. Entre as atrações estava Golf prata de Douglas Capatto. Preparado by Equipe D Estética Automotiva, liderada por Sérgio Delatorre, de Santo André, o Golf tem spoilers laterais sem emendas, capô modelo Evolution preto, pára-choque dianteiro da alemã Oettinger e um sistema de som com caixa selada. "Uso o carro todos os dias e tenho muito gosto pela estética automotiva. E essa foi a maneira de dar um toque de exclusividade ao seu carro", afirma Douglas.

O Corsa Wagon de Alessandro Tassi, um andreense de 23 anos, só lembra que é um carro de família na aparência. Logo na chegada ele tomou um banho de rosca "abaixou" uns bons 5 cm. Alessandro é dono da Streetshock e concebeu um sistema de suspensão de rosca próprio que permite ajustar com facilidade a altura do chassi em relação ao solo. O som do seu carro era um dos melhores do evento com DVD e som alto e muito limpo.

Para quem curte de nostalgia, o Dodge Charger RT preto, ano 1975 de Reinaldo Cunha era o exemplar mais interessante. Engenheiro civil freqüenta com simpatia os encontros de carros e tem um perfil próprio dentro do mundo dos carros preparados e sempre leva o filho Guilherme, de nove anos nos encontros.

Ambos demonstram orgulhoso da sua "barca", originalíssima, com frisos dourados e teto de vinil preto. "Esse carro é a realização de um sonho de criança e levou dois anos de restauração e uma porção de reais", conta. Mas isso não representa nada no momento em que o trabalho esta concluído". O próximo passo, avisa, é dar um "trato" no motorzão V8.

A Saveiro de Alexandre Alves de Oliveira, de Riacho Grande e integrante da equipe Pega no Tranco, foi destaque pela suspensão de rosca e pelo visual agradável do carro que, como sempre, "ainda não está pronto". Esta é uma das características marcantes dos tuners: a obra parece que nunca está acabada, sempre há algum detalhe a mais, uma novidade, um equipamento novo que pode ser incorporado ao conjunto da obra.

Entre os participantes do evento era fácil notar que muitas tentativas de tunagem produziram resultados inexpressivos ou simplesmente ridículos. Além do entusiasmo, é necessário que se tenha uma idéia clara do resultado a ser obtido. "Tunar é um tipo de cirurgia plástica realizada no carro onde o preparador faz as vezes de cirurgião", explica Leonardo Batolini, dono e preparador por um dos inúmeros Gol inscritos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;