Setecidades Titulo Crise hídrica

Ribeirão Pires é beneficiada em programa de revitalização de rios

O Estado investiu R$ 24,6 milhões em desassoreamento na bacia do Alto Tietê, beneficiando diretamente 10 municípios da Grande São Paulo

20/11/2025 | 18:31
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Ribeirão Pires foi uma das 10 cidades da Região Metropolitana beneficiada com o Programa Rios Vivos, que promoveu o desassoreamento das águas da bacia do Alto Tietê.

Somente do município do Grande ABC foram retirados 18 mil m³ de sedimentos, o que demandou um custo de R$ 920 mil. 

O Governo de São Paulo investiu no total R$ 24,6 milhões e removeu 259 mil m³ de sedimentos.

DGABC

O programa da SP Águas, agência de  de águas de São Paulo, ligada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, opera em conjunto com as prefeituras, que aderem à iniciativa e ficam responsáveis pelo licenciamento ambiental, destino dos resíduos e manutenção das áreas recuperadas. 

CRISE HÍDRICA

O desassoreamento é uma das principais medidas de enfrentamento à escassez hídrica. Um dos mananciais que abastecem o Grande ABC, o sistema Alto Tietê está operando com apenas 20,3% de sua capacidade.

O número que vem baixando cada dia mais, especialmente pela falta de chuvas, o que levou a Sabesp  (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)  a promover um racionamento de água. Para se ter uma ideia, em agosto, o nível do Alto Tietê era 33,9%. 

A retirada dos sedimentos permite que um aumento da capacidade de escoamento da água, favorecendo o recebimento das contribuições dos mananciais. Nos reservatórios de abastecimento público, amplia o volume útil de armazenamento, garantindo mais água disponível para os períodos de estiagem. Assim, o desassoreamento reforça a disponibilidade hídrica.

LEIA TAMBÉM:

Redução da pressão noturna poupa água para 6 meses em São Bernardo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;