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C5 da Citroën reúne beleza e inteligência
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
31/12/2002 | 11:30
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Quem está a bordo do sedã C5 não passa despercebido. E o que garante isso é a mistura de beleza e sofisticação presente no veículo da Citroën, montadora que sabe muito bem impressionar pelo design arrojado de seus modelos. O destaque da carroceria fica por conta da dianteira imponente, que quando vista de frente tem formato ovalado nas laterais, resultando em amplitude. Mas os méritos do veículo francês vão muito além de sua beleza. O carro também é inteligente e conta com a incrível suspensão Hydractive 3 Plus – independente, hidropneumática, com corretor eletrônico de altura e estabilidade, além de barra estabilizadora.   

Na versão testada pelo Diário, a Exclusive 2.0i 16v com transmissão automática seqüencial (R$ 78.270), a suspensão Hydractive 3 Plus se mostrou essencial para garantir boa estabilidade e conforto. Com regulagem de altura, a inusitada suspensão – presente em todas as versões do sedã – envolve a unidade central hidroeletrônica BHI e 18 sensores conectados à rede multiplexada. Com os equipamentos, o veículo analisa o terreno e o estilo de condução do motorista, permitindo opções conforto e sport.   

O sistema está projetado para escolher o modo adequado, mas o condutor também pode ajustar a suspensão manualmente. Nesse caso, a eficácia pode ser comprovada em terrenos acidentados e estradas de terra, quando é possível subir a altura do veículo para proporcionar um deslocamento perfeito.   

Mas na maioria das vezes, a suspensão inteligente se encarrega de regular automaticamente a altura do veículo de acordo com sua velocidade. Tal função melhora a estabilidade ao rebaixar o centro de gravidade e reduz o consumo de combustível.   

Na teoria, o procedimento é fácil de entender, mas interessante mesmo é ter testar na prática sua eficácia. Até 70 km/h, a altura do C5 sobe 13 mm, retornando à altura de referência entre 70 km/h e 110 km/h. Quando o velocímetro ultrapassa os 110 km/h, a altura é rebaixada em 15 mm na frente e 11 mm na traseira, permanecendo nesta posição até que a velocidade seja reduzida abaixo de 90 km/h.   

Outro ponto de destaque é a inteligência embarcada, que oferece uma generosa lista de funções proporcionadas pela tecnologia dos sensores, da rede multiplex e da central BSI (caixa de serviços inteligentes). Assim, o veículo pensa. Se chover, os vidros das janelas e do teto solar se fecham automaticamente. A velocidade dos limpadores de pára-brisa varia de acordo com a do carro.   

O acendimento automático dos faróis é acionado por um sensor duplo que capta a luminosidade à frente e acima do veículo. Dessa forma, os faróis se acendem à noite e em ambientes escuros, como túneis, mas não serão acionados sob passarelas ou obstáculos passageiros.   

Fazer balizas malsucedidas é impossível, pois o carro conta com quatro sensores no pára-choque traseiro que emitem um alerta sonoro a medida que o carro se aproxima de um obstáculo. Se os pneus sofrerem queda de pressão, os sensores disparam um alarme e enviam uma mensagem para a tela multifunção no painel. Por essas e outras funções – disponíveis entre itens de série e opcionais –, só resta ao motorista sentar e desfrutar das maravilhas tecnológicas.




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