Na versão testada pelo Diário, a Exclusive 2.0i 16v com transmissão automática seqüencial (R$ 78.270), a suspensão Hydractive 3 Plus se mostrou essencial para garantir boa estabilidade e conforto. Com regulagem de altura, a inusitada suspensão – presente em todas as versões do sedã – envolve a unidade central hidroeletrônica BHI e 18 sensores conectados à rede multiplexada. Com os equipamentos, o veículo analisa o terreno e o estilo de condução do motorista, permitindo opções conforto e sport.
O sistema está projetado para escolher o modo adequado, mas o condutor também pode ajustar a suspensão manualmente. Nesse caso, a eficácia pode ser comprovada em terrenos acidentados e estradas de terra, quando é possível subir a altura do veículo para proporcionar um deslocamento perfeito.
Mas na maioria das vezes, a suspensão inteligente se encarrega de regular automaticamente a altura do veículo de acordo com sua velocidade. Tal função melhora a estabilidade ao rebaixar o centro de gravidade e reduz o consumo de combustível.
Na teoria, o procedimento é fácil de entender, mas interessante mesmo é ter testar na prática sua eficácia. Até 70 km/h, a altura do C5 sobe 13 mm, retornando à altura de referência entre 70 km/h e 110 km/h. Quando o velocímetro ultrapassa os 110 km/h, a altura é rebaixada em 15 mm na frente e 11 mm na traseira, permanecendo nesta posição até que a velocidade seja reduzida abaixo de 90 km/h.
Outro ponto de destaque é a inteligência embarcada, que oferece uma generosa lista de funções proporcionadas pela tecnologia dos sensores, da rede multiplex e da central BSI (caixa de serviços inteligentes). Assim, o veículo pensa. Se chover, os vidros das janelas e do teto solar se fecham automaticamente. A velocidade dos limpadores de pára-brisa varia de acordo com a do carro.
O acendimento automático dos faróis é acionado por um sensor duplo que capta a luminosidade à frente e acima do veículo. Dessa forma, os faróis se acendem à noite e em ambientes escuros, como túneis, mas não serão acionados sob passarelas ou obstáculos passageiros.
Fazer balizas malsucedidas é impossível, pois o carro conta com quatro sensores no pára-choque traseiro que emitem um alerta sonoro a medida que o carro se aproxima de um obstáculo. Se os pneus sofrerem queda de pressão, os sensores disparam um alarme e enviam uma mensagem para a tela multifunção no painel. Por essas e outras funções – disponíveis entre itens de série e opcionais –, só resta ao motorista sentar e desfrutar das maravilhas tecnológicas.
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