Setecidades Titulo Memória

9 de novembro de 1956. Auto Viação Setti & Braga muda. Surge a Auto Viação ABC. 9 de novembro de 2025... A empresa celebra 69 anos.

Rumo aos 70 anos, a ABC amplia o seu ecomuseu e no último ano incorporou ao acervo a fotografia da jardineira que fazia o trajeto São Bernardo a Santo André, “e vice-versa”

Ademir Medici
19/11/2025 | 03:00
Compartilhar notícia
Crédito das fotos 1 – Divulgação
Crédito das fotos 1 – Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Cinquenta anos atrás, em 1975, dois projetos ligados à memória oficial de São Bernardo eram ventilados: a criação do Museu do Cinema, para abrigar e ampliar o acervo da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, e o Museu do Automóvel, para destacar o slogan master da cidade de então, “Capital do Automóvel”.

Os dois projetos públicos, mesmo com o apoio da Associação Comercial e Industrial, caíram no esquecimento.

Já a iniciativa privada, representada pelo grupo Setti & Braga, leva adiante a ideia dos irmãos João Antonio Setti Braga e Beatriz Setti Braga, de criar e manter na antiga garagem da Avenida José Fornari o Museu da Viação ABC, cada vez mais aperfeiçoado.

E no mesmo espaço, anualmente, sempre em 9 de novembro, a empresa reúne colaboradores para festejar a data. Este ano foi o do 69º centenário.

 

Crédito das fotos 1 e 2 – Divulgação

ÁLBUM – 9-11-2025

1 – Na mesma garagem em que José Fernando Medina Braga comandava a manutenção dos ônibus da companhia, diretores e colaboradores festejam os 69 anos da Auto Viação ABC

2 – Cenário do Museu da ABC: ônibus que substituíram a primitiva jardineira do ‘Vice-Versa’ são recuperados, restaurados e expostos

Crédito da foto 3 – Fundo: Sociedade Italiana de São Bernardo; acervo: Projeto Memória

O CASARÃO. Na Estrada São Bernardo/Santo André, atual Avenida Pereira Barreto, o casarão dos Versolatto, cenário para uma foto com o ônibus/jardineira da família Setti: como referência, hoje, o Shopping Metrópole, na mesma praça do Paço Municipal

NAS ONDAS DO RÁDIO

Canta Itália

As canções que ficaram. Temas marcantes em quadros que fazem lembrar a velha Itália e sua gente radicada na região.

No Momento Memória, a história de Luiz Antonio Angeli, o Gijão, e Euclides Menato, o Neguinho; Armando Mazzo e Dr. José Fornari; mais o craque Arlindo Fazolim, os cinco “Oriundi”.

Produção e apresentação: Marquitho Riotto. Hoje, às 20h, com reapresentação no sábado, às 23h. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9, em cadeia com a Rádio Web Spaghetti, de São Bernardo.

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Quarta-feira, 19 de novembro de 1975 – Edição 2907

GRANDE ABC – Em festa, a região celebrava o Dia da Bandeira.

SANTO ANDRÉ – Fechado o SESI 221 da Rhodia, sob protesto dos alunos.

ADEUS – Falecia o professor Mário Arantes de Moraes. Foi diretor da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas de Santo André, semente da Fundação Santo André.

IMPRENSA – Diário firmava convênio com a Agência France Press.

EM 19 DE NOVEMBRO DE...

1905 – Do correspondente do Estadão: acha-se residindo na Estação São Bernardo (hoje Santo André), com sua família, o dr. Ignacio Arruda, ministro do Tribunal de Justiça.

Roma, 19 – Na sinagoga realizou-se hoje um comício, ao qual compareceram 400 israelitas, a fim de protestar contra os massacres dos judeus na Rússia.

1970 – Terminava a apuração no Grande ABC: Franco Montoro obtinha 1,8 milhão de votos para o Senado, contra 1,7 milhão do candidato Zancaner.

Albert Sabin chegava ao Brasil. O descobridor da vacina contra a poliomielite intensificava o intercâmbio científico com os Estados Unidos.

1995 – Tito Costa, em sua coluna semanal no Diário, publicava o artigo “A pátria e a bandeira”. E escrevia: “O Brasil tem escrito a sua história sob a inspiração da cruz”.

HOJE

Dia da Bandeira Nacional, criada em 1889.

Dia do Cordelista, o que faz literatura do cordel - Dia da Prevenção à Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes - ¦ Dia Internacional do Homem - ¦ Dia Mundial do Xadrez - ¦ Dia Nacional de Mônaco

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Santo Anastácio e Itaóca. 

No Paraná, Cafeara, General Carneiro, Itaúna do Sul, Ivaiporã, Paiçandu e Rancho Alegre.

E mais: Ibateguara (AL), Iporá (GO), João Câmara (RN), Pio XII (MA), Porto de Moz (PA) e Redut (MG).

Santos Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilho

19 de novembro

Eles são conhecidos como Mártires das Missões e foram os primeiros evangelizadores do Sul do Brasil. Viveram entre os séculos 16 e 17. Jesuítas. Martirizados por índios no Rio Grande do Sul no ano 1628. À época, o território em que morreram pertencia à Coroa espanhola.

Ilustração: Canção nova

DGABC



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;