Nacional Titulo
Bairro do Jabaquara quer virar cidade e se separar de SP
Do Diário OnLine
24/11/2000 | 10:48
Compartilhar notícia


Os moradores do Jabaquara, zona Sul de Sao Paulo, organizaram uma Comissao Provisória de Emancipaçao do bairro para transformá-lo em cidade. O motivo da separaçao da capital seria a insatisfaçao local com as últimas administraçoes municipais, que nao investem o dinheiro necessário na regiao para que a mesma atinja seu próprio desenvolvimento.

Segundo o coordenador da comissao, Mauro Alves, o Jabaquara arrecada cerca de R$ 10 milhoes e apenas 1/10 deste valor é investido na regiao.

Em entrevista à rádio CBN, Alves disse que "já foram arrecadadas cerca de duas mil assinaturas". No entanto, a comissao pretende chegar a 20 mil assinaturas antes de enviar para a Assembléia Legislativa, de modo a sensibilizá-la.

Para que a Assembléia marque um plebiscito para votar a aprovaçao do projeto, sao necessárias apenas 100 assinaturas. Segundo Alves, todos os deputados já foram contatados oficialmente pela comissao, mas nada ficou definido.

Na segunda-feira, o Jabaquara deve ganhar um painel público com os nomes dos deputados que apóiam a emancipaçao da regiao e, portanto, a soberania popular.

O coordenador disse que a proposta foi apresentada para a prefeita eleita de Sao Paulo, Marta Suplicy (PT), e para o ex-candidato ao cargo Paulo Maluf (PPB), na época da campanha eleitoral. "Nao obtivemos resposta", declarou.

O Jabaquara possui cerca de 200 mil habitantes e tem como limites a rodovia Imigrantes, com saída para Santos, a avenida Cupecê e o aeroporto de Congonhas.

"O Jabaquara possui cerca de 90 micro favelas, com cinco ou dez barracos, apenas. Podemos solucionar isso. Temos até projetos para construir 100 creches e cinco postos de saúde", disse Alves.

Segundo ele, os recursos viriam de investidores nacionais e estrangeiros. "Tentaremos buscar o apoio de bancos de investimentos. Possivelmente teremos até um laboratório de medicamentos no bairro, segundo um levantamento que fizemos pelo Instituto Butanta", explica Alves.

As pessoas que estiverem interessadas em participar da comissao devem entregar pelo menos 20 assinaturas em favor da emancipaçao do bairro. Aqueles que quiserem contribuir individualmente devem assinar a lista. O telefone para mais informaçoes é 5671-3361.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;