Setecidades Titulo Memória

Memória viva. Nova História. Setenta expositores. Artistas revelados. Vibra o Grande ABC...

O 16º Congresso de História do Grande ABC – São Bernardo, 2025 - cumpriu o seu papel e abriu espaço para ser permanente rumo ao 17º - São Caetano, 2027

Ademir Medici
09/11/2025 | 03:00
Compartilhar notícia
Crédito das fotos - Vinicius Amorim Belli (PMSBC)
Crédito das fotos - Vinicius Amorim Belli (PMSBC) Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


“Celebrar 35 anos do Congresso de História é reconhecer o esforço coletivo de gerações que se dedicaram a estudar e registrar a trajetória e a memória do Grande ABC. Esse legado fortalece a nossa identidade e inspira novas ações em defesa do desenvolvimento da nossa região”.

Aroaldo Silva, secretário-executivo do Consórcio, em discurso na abertura do 16º Congresso.

Concluído na semana passada, em São Bernardo, o encontro bianual (eventualmente trianual) de pesquisadores da memória regional saiu fortalecido. 

Foi uma sucessão de excelentes trabalhos apresentados, em todos os campos – 70 expositores, mais os músicos, demais artistas, entre os quais uma contadora de história. Novos rostos, novos pontos de vista, novas pesquisas. 

O tradicional compôs com o novo. A Corporação Musical São José, criada há 70 anos na Vila Baeta Neves pelo maestro e compositor João Gomes – o autor da música do Hino de São Bernardo – apresentou-se na abertura do Congresso, e no dia seguinte uma jovem camerata de cordas surpreendeu, em alto estilo: uma beleza o Centro Musical Avançado de Música, o CeMAM. 

Ao repórter da Memória ficou a certeza de que esta página terá que rebolar bastante para destrinchar o que foi o 16º Congresso de História do Grande ABC, herança vitoriosa do Gipem – Grupo Independente de pesquisadores da Memória.

Sendo assim, comecemos pelo começo. Gratidão, Grupo Técnico História e Memória.

Reflexão e produção

Texto: Rodolfo Albiero (*)

O Teatro Elis Regina, em São Bernardo, recebeu, na noite de terça-feira (4/11), a abertura oficial do 16º Congresso de História e de Estudos Regionais do Grande ABC. A edição marca os 35 anos de realização do evento regional, consolidado como o mais importante espaço de reflexão e produção de conhecimento sobre a história, a cultura e as transformações sociais da região.

Com o tema “35 anos de Congresso de História: memórias e contemporaneidades no Grande ABC”, a edição de 2025 propôs uma reflexão sobre o papel do evento na preservação da memória coletiva e na compreensão das dinâmicas atuais do território.

Ao reunir pesquisadores, professores, estudantes e gestores públicos, o Congresso reafirmou o compromisso regional com o estudo da identidade e das múltiplas experiências que moldaram o desenvolvimento do Grande ABC.

(*) Jornalista do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Crédito das fotos 1, 2 e 3 - Vinicius Amorim Belli (PMSBC)

ABERTURA 

Teatro Elis Regina, 4 de novembro de 2025

1 – Autoridades e homenageados: Aroaldo Silva (1º à esquerda), Adalberto Dias de Almeida, Alexandre Takara, repórter, Doraci Maria Sponchiato, Arlete Feriani, secretária Samara Diniz, Maria de Lourdes Ferreira (Malu), Cristiane Carbone (representando Geraldo Nunes) e Jorge Magyar

2 – Corporação Musical São José, regida pelo maestro Alexandre Mendonça: 70 anos celebrado

3 – Grupo Cênico Regina Pacis, uma peça para lembrar a emancipação de São Bernardo: ‘Custou, mas veio...’

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Domingo, 9 de novembro de 1975 – Edição 2899

SANTO ANDRÉ – O prefeito Antonio Pezzolo sancionava a Lei 4951 que estabelece restrições para o zoneamento, loteamento e construções na gleba denominada Haras São Bernardo, visando a preservação da vegetação. No total, 341 mil m2.

Comerciantes reivindicavam o fim do boulevard na Rua Oliveira Lima e defendiam parquímetros para o controle de estacionamento na via.

NOTA DA MEMÓRIA – Antes do boulevard, o trânsito de veículos pela tradicional rua do comércio andreense era usual.

SÃO CAETANO – “A galeria de águas pluviais que a Prefeitura realiza debaixo da Avenida Goiás garantirá a eliminação de enchentes durante 30 anos, desde que não ocorram fatos excepcionais”.

Walter Braido - Prefeito 

EM 9 DE NOVEMBRO DE...

1955 – Aprovado o loteamento Vila Cecília Maria, em Santo André, pelo decreto municipal nº 1034. Área total: 228.529 m2.

1956 - Criada a Autoviação ABC, mantendo-se um itinerário inaugurado no começo do século entre a Vila de São Bernardo e a Estação de Santo André.

1960 - Fundado o Tênis Clube de Santo André: meio século de história no coração da cidade.

2022 – Tinha início o 15º Congresso de História do Grande ABC, em Santo André.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Paraná, hoje é o aniversário de Ibaiti, Palmeira, Porto Amazonas e Quatro Barras.

Em Goiás, Itaberaí e Pires do Rio.

E mais: Goianinha (RN), Jacaré dos Homens (AL), Landri Sales (PI) e Vitória da Conquista (BA).

HOJE

Dia Nacional do Hoteleiro

Dia internacional contra o fascismo e o antissemitismo

Dia do Manequim.

Dedicação da Basílica do Latrão

9 de novembro

“Não façais da casa do meu Pai uma casa de comércio”.

João 2,13-22.

Hoje é dia dos santos Orestes e Teodoro.

DGABC



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;