Setecidades Titulo Memória

16º Congresso. Fotografia e futebol. Igualdade racial. Formação metropolitana. Turismo e Patrimônio ambiental.

Em Comunicações, 16 trabalhos sobre as Setecidades, incluindo-se a história do célebre curandeiro Vicente Rodrigues Vieira

06/11/2025 | 03:00
Compartilhar notícia
Crédito da foto 1 – Foto: Élcio Moreno (13-8-1998)
Crédito da foto 1 – Foto: Élcio Moreno (13-8-1998) Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


LEMBRANÇAS

“Hoje muita gente na academia estuda o futebol. Acho que fui o primeiro. O professor Sérgio Buarque me alertou: “Você vai ser considerado um professor de segundo time por isso”. E eu respondia: “Mas o senhor não disse que estudar o povo é o que está faltando no Brasil?”.

José Sebastião Witter, “Uma vida na sala de aula”, Pesquisa Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Edição 124, junho 2006.

DGABC

NOTA – Professor Witter participou do I Congresso de História do Grande ABC, Santo André, 1990, na mesa temática “O futebol no mundo da História”.

AGENDA 

Realização - Consórcio Intermunicipal Grande ABC - Grupo Técnico História e Memória. 

Terceiro dia – Hoje, 6 de novembro. 

Local – Biblioteca Monteiro Lobato.

Endereço – Rua Dr. Flaquer, 26, Centro, São Bernardo. 

PROGRAMA

9h – Curso Livre Canto Coral do CeMAM. Coordenação: Massimo de Matteo.

9h – Fotografia e história do Grande ABC (Câmera Clube de Santo André e Folha do Povo. Participantes: Augusto Coelho, Adelino Faccioli e página Memória. Mediador: Marcello Vitorino.

9h – Apresentação de trabalhos. Mediadora: Claudia Germano Bulle.

1985 - A história do primeiro título do futebol profissional de Mauá. Autor: Daniel Alcarria.

A Escola Primária de Mauá: da escola ambulante à criação do Primeiro Grupo Escolar (1896-1935). Autora: Daniele Alves da Silva; orientadora: Claudia Panizzolo.

A formação de professores e a história local em São Caetano: desafios e possibilidades. Autora: Lia Fernanda da Silva.

A iminência de uma AfroEscola no Grande ABC. Autor: Carlos Rogerio Eustachio da Silva Cupertino Amorim.

A insurgência de processos de autodeterminação e etnogênese a partir de releituras do pertencimento étnico. Autores: Silvia Regina Monice Garcia e Heitor Antonio Paladim Junior.

A relevância econômica e social da CTBC para o Grande ABC e a preservação de seu acervo histórico. Autores: Ivanildo Gama de Lima e Álvaro José de Brito.

AME – Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo. Autora: Hilda Breda Assumpção.

Áreas de Proteção aos Mananciais: suas origens e importância. Autor: Newton José Barros Gonçalves.

9h30 – Exibição de filmes sobre o Grande ABC. Curador: Diaulas Ullysses Mercedes.

10h30 – O futebol do Grande ABC tem história. Participantes: Daniel Alcarria, Irio Marega, Luiz Romano, Saul Lino e Sérgio Paz no papel de Charles Miller. Mediador: José Eduardo Assumpção (professor Dado).

14h – Continuidade das apresentações de trabalhos.

Arquitetura hostil nos municípios do ABC Paulista: das materialidades à política urbana. Autora: Giovanna Sousa Passos.

Arquivo Histórico-Cultural do Grande ABC: memória, metodologia e ação comunitária. Autores: Elizabeth Cristina Müller Camatta e Gabrieli Hernandes Pereira de Oliveira.

As nascentes de Paranapiacaba e os ingleses. Autor: Ivan Augusto Pereira.

Aspectos históricos da Casa do Naturalista da Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba. Autor: Mauricio Tintori Piqueira.

Cartilhas de manutenção e preservação do Patrimônio Cultural de Paranapiacaba. Autores: Carolina Silva Tarocchi, Fabiula Domingues, Fernanda Figueiredo D’Agostini, Giuliana Conte Cintra Moitinho, Israel Mário Lopes, Ketlyn Moreira Feltrin, Maria Clara Camargos e Vanessa Pires Ribeiro.

O Curandeiro Vicente - considerações sobre um apagamento na história regional. Autor: Renato Alencar Dotta.

Estrada do Curandeiro: mudança de nome e apagamento de memória. Autor: Virgilio Antiqueira.

Esvaziamento industrial, financeirização e insustentabilidade no Grande ABC Paulista à luz das shrinking cities. Autor: Gisele Yamauchi.

14h – Formação do Grande ABC e da Região Metropolitana de São Paulo. Participantes: João Tomás do Amaral, Jorge Henrique Scopel Jacobine, Fábio Mikhail Abou Rejaili Siqueira e Fernando Santos da Silva.

15h30 – Ponto de Cultura: Instituto Social e Cultural Tupã.

16h – Igualdade Racial, memórias, conquistas e desafios. Participantes: Hajjah Rosângela França, Paulo Neves e Taynara Nunes. Mediadora: Neusa Maria Pereira Borges.

18h30 – Alunos da Oficina Cultural de Violão Intermediário.

19h - Turismo e Patrimônio Ambiental. Participantes: Eric Tadeu Lamarca, Rodrigo Ribeiro da Silva, Cristopher Ferraz de Araujo e Talyta Nunes de Castro. Mediadora: Livia Rossetto.

Crédito da foto 1 – Foto: Élcio Moreno (13-8-1998)

PASCHOALINO ASSUMPÇÃO. Ele deu vida à memória do futebol do Grande ABC. Foi seu representante maior junto à Federação Paulista. Deixou um acervo único sobre o tema

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Quinta-feira, 6 de novembro de 1975 – Edição 2896

MANCHETE – Em estudo aeroporto para o Grande ABC.

A informação foi dada ontem (5-11-1975) em Manaus pelo ministro da Aeronáutica, brigadeiro Joelmir Araripe de Macedo.

NOTA DA MEMÓRIA – Negativo. O único aeroporto no Grande ABC ficava no Parque Oratório, em Santo André, mas teve vida curta entre as décadas de 1930 e 1940.

SANTO ANDRÉ - Obras de reforma no Centro Cívico não tinham prazo de conclusão e a Prefeitura anunciava a construção de uma rosa dos ventos.

NOTA DA MEMÓRIA – De fato, a rosa dos ventos foi construída e pode ser vista na praça defronte à agência central dos correios.EM 6 DE NOVEMBRO DE...

1905 – Livorno, Itália, 6 – Os socialistas estabeleceram que os membros do partido não devem ser maçons.

1910 - Jurista Miguel Reale nascia em São Bento do Sapucaí (SP). Morou na Vila Conceição, participando ativamente da sua elevação a distrito, com o nome de Diadema – nome por ele proposto.

José Luiz Flaquer, de Santo André, era eleito senador estadual.

1945 – Fundado o São Cristóvão FC, em São Caetano.

1995 – Anunciada a abertura da primeira loja Walt-Mart em São Bernardo, na área onde funcionou a fábrica 1 da Brastemp.

Terminava a greve dos coletores de lixo em São Bernardo e São Caetano; em Santo André, a greve terminaria no dia seguinte.

HOJE

Dia Nacional do Riso

Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil

Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempo e Guerra e de Conflito Armado

Dia Mundial do Saxofonista

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Em Santa Catarina, hoje é o aniversário de Antonio Carlos e Governador Celso Ramos.

E mais: Altamira (PA), Antonina (PR), Arroio do Tigre (RS), Morrinhos (CE) e Poços de Caldas (MG).

Bem-Aventurada Bárbara Maix

6 de novembro

Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Porto Alegre (RS).

Ilustração: Franciscanos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;