Internacional Titulo
Presidente russo assina tratado de reduçao de armas
Do Diário do Grande ABC
04/05/2000 | 12:36
Compartilhar notícia


O presidente Vladimir Putin assinou nesta quinta-feira o Tratado START II, dando seu aval à aprovaçao do Parlamento russo ao plano de reduçao dos arsenais nucleares da Rússia e Estados Unidos, informou a assessoria de imprensa da Presidência.

O tratado obriga os dois países a reduzir seus arsenais a um total de 3.000 e 3.500 ogivas nucleares cada um e foi aprovado no mês passado por ambas as câmaras do parlamento, fazendo com que fossem retomadas as negociaçoes, estagnadas há sete meses.

Putin, que venceu a eleiçao em março, tem feito da reduçao das armas nucleares um dos principais pontos de sua política. Seu antecessor, Boris Yeltsin, nao conseguiu fazer com que o parlamento aprovasse um acordo, devido à intensa oposiçao de comunistas e nacionalistas.

Putin, no entanto, advertiu aos Estados Unidos que abandonará todo acordo de controle de armas se o governo americano seguir em frente com seus planos de instalar um sistema limitando antimísseis. O presidente russo sustenta que, se o governo dos Estados Unidos assim o fizesse, violaria o Tratado de Mísseis Antibalísticos de 1972 e provocaria uma corrida armamentista nuclear.

As novas emendas ao Start II deverao ser aprovadas pelo Senado dos Estados Unidos para entrar em vigor, embora a aprovaçao por Putin dá oportunidade para negociar novas reduçoes armamentistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;