Educação Prefeito fechou pedido de 210 mil peças e garantiu entrega para início do ano letivo
FOTO: Divulgação

A Prefeitura de Diadema está investindo R$ 11,1 milhões na compra de 210 mil peças de uniformes escolares, que irão compor os kits destinados a 30 mil alunos da educação infantil (creche e pré-escola) e do ensino fundamental regular em 2026. Segundo o prefeito Taka Yamauchi (MDB), o pedido de confecção das peças já foi realizado e a entrega dos kits será feita no início do próximo ano letivo. Cada aluno vai receber duas calças, duas blusas, duas camisetas e um short.
“Hoje (ontem) é um dia muito especial. Foi feito o pedido de entrega dos uniformes para 2026, planejando-nos com antecedência e mostrando que temos responsabilidade com nossos alunos e as famílias de Diadema”, afirmou o prefeito.
Ao assumir em janeiro, a gestão Taka não encontrou nenhum processo deixado pelo governo anterior referente à compra dos kits de uniforme ou do material escolar. Segundo a Prefeitura, a aquisição dos uniformes teve início com a elaboração de uma lista das peças que precisavam ser compradas, incluindo a definição das quantidades e dos tamanhos. Somente após essa etapa e o empenho dos recursos é que a confecção dos novos uniformes foi iniciada.
Em decorrência desse processo, a entrega das novas peças aos alunos começou a ser regularizada no fim de março e foi concluída apenas seis meses após o início do governo do emedebista.
Taka afirmou ao Diário que a gestão anterior, de uma forma “muito irresponsável, incompetente e de muita negligência”, não fez a solicitação das peças de vestuário em 2024 em tempo hábil para que fossem entregues no início do ano letivo aos estudantes.
“Não fizeram o pedido em outubro ou novembro do ano passado, a tempo de confeccionar esses uniformes, acarretando prejuízo à população. Devido à incompetência e irresponsabilidade (do governo passado) de ter se omitido em relação a esses pedidos, houve um atraso na entrega deste ano, causando um transtorno não à gestão, mas sim às famílias e às crianças que, infelizmente, sofreram muito com isso”, pontuou o emedebista.
O atraso na compra dos kits chegou a provocar episódio inusitado. O vereador Jeferson Leite, à época no PT, sugeriu que o governo do ex-prefeito José de Filippi Júnior (PT) estaria sabotando o início da gestão Taka e citou, como um dos exemplos, o atraso na entrega de uniformes, tendo em vista que o emedebista não recebeu os pedidos organizados.
Para evitar problemas em 2026, o prefeito afirmou que de uma maneira correta,planejada e organizada já assinou e entregou à empresa o pedido de mais de 210 mil peças, as quais vão beneficiar os 30 mil alunos da rede municipal de ensino.
“Ficamos muito contentes de na nossa gestão, com muita responsabilidade, no tempo certo fazer a aquisição para que as crianças possam receber o informe já no começo das aulas como deve ser feito, mostrando que o nosso governo é diferenciado, tem responsabilidade e, no que depender de nós, estaremos sempre na vanguarda, protegendo sempre a sociedade”, destacou.
Taka afirmou ainda que a entrega dos kits proporciona mais conforto, igualdade e senso de identidade aos estudantes de Diadema, ressaltando que aprender com dignidade também faz parte de uma educação de qualidade.
LEIA TAMBÉM
Orçamento de R$ 4,4 bilhões acirra disputa pela presidência da FUABC
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.