Internacional Titulo
Ex-presidente do Azerbaijao morre na Turquia
Do Diário do Grande ABC
22/08/2000 | 13:04
Compartilhar notícia


O ex-presidente do Azerbaijao Abdulfaz Elcibey morreu nesta terça-feira na Turquia, onde estava tratando um câncer de próstata, anunciou o atual presidente do país caucásio, Heydar Aliev.

Aliev, rival de Elcibey e homem que o sucedeu como presidente em 1993, depois de um golpe militar, informou que o corpo será transportado de volta para a capital do Azerbaijao, Baku, ainda nesta terça. Os custos serao pagos pelo Estado.

Elcibey, que tinha 63 anos, estava fazendo tratamento no hospital militar de Gulhane, em Ankara. Segundo um boletim divulgado pelos médicos turcos, ele foi hospitalizado no último dia nove, com estágio avançado de câncer, e também sofria de diabetes e infecçoes no pulmao e urinária. ``Elcibey morreu às 6h15 (0h15 de Brasília)', acrescentou o boletim.

Ex-dissidente soviético, Elcibey foi preso em 1975 por difamar o sistema da URSS. Tornou-se líder da nacionalista Frente Popular em 1989 e foi eleito presidente do Azerbaijao em junho de 1992. Seu período no cargo foi marcado por perdas no conflito em Nagorno Karabakh e agitaçao econômica.

Após o golpe militar, Elcibey passou a viver no exílio em Nakhchivan, até retornar para Baku, no fim de 1997. Ele manteve sua posiçao como líder partidário, mas sua influência havia diminuído consideravelmente.

Elcibey nasceu em 24 de junho de 1938, na cidade de Keleki, enclave de Nakhchivan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;