Setecidades Titulo Memória

O 16º Congresso De 4 a 7 de novembro. Em São Bernardo. Contagem regressiva: Falta só uma semana.

O Congresso de História do Grande ABC tem sido o ponto alto da memória na região ao longo dos últimos 35 anos

Ademir Medici
28/10/2025 | 03:00
Compartilhar notícia
Fonte e ilustração: Canção Nova
Fonte e ilustração: Canção Nova Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


“A primeira lição que a aprendizagem do arquivo dá ao futuro historiador é a de que ele não deve contentar-se com o que os outros escreveram sobre o seu tema de pesquisa. Ele deve “ir ver com seus próprios olhos”, ir às fontes, chegar a uma conclusão pessoal. Ele deve buscar nos papéis respostas para suas questões, garimpando em tal e qual fundo. O arquivo, por seu turno, devolve-lhe o esforço, modificando suas perguntas e problemáticas, enriquecendo suas informações, ajudando-o a definir uma intriga e a definir um cenário”.

Mary Del Priore, “Fazer história, interrogar documentos e fundar a memória: a importância dos arquivos no cotidiano do historiador”, Praia do Flamengo, abril de 2002.

A ideia de um congresso de História no Grande ABC partiu do professor José de Souza Martins. Foi acatada integralmente pelo prefeito Celso Daniel, em sua primeira gestão (1989-1992). Ganhou força graças ao GIPEM, o grupo independente de pesquisadores da memória hoje saudade, porque vários dos seus principais porta-vozes não estão mais entre nós.

DGABC

Quinze congressos já foram realizados. Ultimamente, o congresso tem à frente o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, pelo seu Grupo Técnico História e Memória.

O congresso reúne pesquisadores das Setecidades, numa mescla entre memorialistas e acadêmicos. Há participantes que vêm dos tempos do Gipem, como a socióloga Arlete Cruz e a agitadora cultural Neusa Borges. 

Jovens têm participado, entre os quais o cineasta Diaulas Ulysses, o que garante a continuidade e renovação de um projeto que alcança neste 2025 os seus 35 anos.

Professor Martins participa sempre que pode. Este ano estará ao lado de José Armando Pereira da Silva numa mesa por ele próprio intitulada, bem ao seu estilo, que não caberia na ditadura de um título de jornal: “Singularidade e a regionalidade do Grande ABC reveladas nas necessidades expressionais das obras de artistas plásticos e autores da região”.

Bom que um nome como o do professor Martins utilize a expressão “Grande ABC”, eventualmente ignorada por uns e outros. 

Na mediação desta mesa estará a professora Silvia Passarelli, que participou do I Congresso, em 1990, e em vários outros, a exemplo do Zé Armando, autor de livros maravilhosos e com um início de carreira que viveu a transformação do News Seller no Diário do Grande ABC, 67 anos de História.\

Membros de órgãos tradicionais participarão do 16º Congresso, entre os quais a Fundação Santo André e o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Professor Enrique Staschower, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da FSA (Centro Universitário Fundação Santo André), estará numa mesa ao lado de Paulo Del Priore, filho da professora e escritora Mary Del Priore, com raízes na Casa Amarela do Sítio Tangará, obra do antecessor da família, Charles Murray.

O professor João Tomás do Amaral, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, ao lado do historiador Jorge Henrique Scopel Jacobine, discorrerão sobre a formação do Grande ABC e da região metropolitana de São Paulo.

Enfim, uma bela programação nos aguarda. E dela “Memória” terá uma semana para falar (e divulgar, especialmente entre a escola), até que aconteça a noite de 4 de novembro, terça-feira que vem. 

Para um congresso com esta história e envergadura, nada melhor que um cenário vanguardeiro, como o Teatro Elis Regina, no bairro Assunção, numa antiga linha colonial aberta em 1877 no Núcleo Colonial de São Bernardo, a Linha Jurubatuba.

NO AR

Jorge Magyar, do Grupo Técnico História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, é o convidado do DGABC-TV para adiantar como será o 16º Congresso de História do Grande ABC.

Site do Diário www.dgabc.com.br –  e demais plataformas do jornal.

JORGE MAGYAR. Na TV do Diário, uma prévia do 16º Congresso de História do Grande ABC, de 4 a 7 de novembro em São Bernardo

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Terça-feira, 28 de outubro de 1975 – Edição 2888

MANCHETE – Donos de padarias apoiam tese de não abrir aos domingos.

TRABALHO – Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), o salário dos trabalhadores em geral caiu 30% nos últimos dez anos.

COMOÇÃO – Foi sepultado ontem (27-10-1975) o jornalista Wladimir Herzog, encontrado morto sábado (25-10-1975) no Departamento de Operações Internas do II Exército.

O sepultamento ocorreu no Cemitério Israelita, no Butantã. Audálio Dantas, presidente do Sindicato dos Jornalistas, citou Castro Alves à beira da sepultura: “Senhor, Senhor Deus dos desgraçados, dizei-me Senhor Deus se é verdade, se é mentira tanto horror perante os céus”.

FUTEBOL – Com Tulica em tarde inspirada, o Santo André venceu o Olímpia por 3 a 0, domingo (26-10-1975), no Bruno Daniel.

O Santo André era o líder do Grupo 2 da fase semifinal da Primeira Divisão, com quatro pontos de vantagem sobre os dois vice-líderes.

EM 28 DE OUTUBRO DE...

1905 – Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo registrava voto de pesar pelo falecimento do pintor Pedro Américo, autor do quadro “Independência ou Morte”, destaque no Museu do Ipiranga.

Pedro Américo era paraibano de Areia, nascido em 19 de abril de 1843. Faleceu em Florença, Itália, em 7 de outubro de 1905.

Circulava o primeiro número do “São Paulo”, órgão católico rodado em oficinas inauguradas na véspera (27-10-1905), à Rua Quinze de Novembro, centro velho paulistano.

1930 – A revolução: Juarez Tavora era recebido em festa no Rio de Janeiro como chefe vitorioso do movimento revolucionário no Norte.

1970 - Prefeitos visitavam a Faculdade de Medicina da Fundação Santo André: Newton Brandão (Santo André), Aldino Pinotti (São Bernardo) e Oswaldo Massei (Santo André). Dr. Enzo Ferrari era o presidente da Fuabc.

Lembrando: as três cidades, da sigla ABC, são as mantenedoras da Fuabc.

Prefeitura de São Bernardo condecorava 67 servidores no Dia do Funcionário Público.

1995 – Danilo Caymmi, filho de Dorival Caymmi, fazia show no Teatro Carlos Gomes, em Santo André.

Morria Zaluar Rodrigues Torres, o goleiro do primeiro gol como profissional de Pelé. O gol foi marcado em Santo André, no Estádio Américo Guazzelli, no feriado de 7 de setembro de 1956.

Na festa dos seus 50 anos, em 27-10-1995, Lula anunciava: parou de beber e de comer carne. A festa reuniu duas mil pessoas no Restaurante São Judas Tadeu, o gigante da Rota do Frango com Polenta em São Bernardo, hoje desativado – o ”São Judas” e a rota.

HOJE

Dia do Funcionário Público. Instituído em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas.

Dia Internacional da Animação

Dia do Engenheiro Aeronáutico

Dia do Flamenguista

Dia do seu Zé Pelintra (Umbanda).

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Novo Horizonte, Sandovalina, São Simão e Ubatuba.

Pelo Brasil: Almirante Tamandaré (PR), Itaiópolis (SC), Itaocara (RJ) e Simonésia (MG). 

São Judas Tadeu e São Simão

28 de outubro

Apóstolos. Primos de Jesus.

Sabe-se pelas Escrituras que o pai de São Judas, Alfeu, era irmão de São José; enquanto sua mãe, Maria de Cléofas, era prima da Virgem Maria.

Sobre a existência de Simão, a tradição é bastante vaga

Fonte e ilustração: Canção Nova




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;