Nacional Titulo
Estudo aponta que jovem gostaria de participar mais da vida política
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
04/12/2005 | 15:23
Compartilhar notícia


Uma pesquisa realizada com oito mil jovens do país entre 15 e 24 anos revelou que 83% deles afirmaram serem necessários mais canais de diálogo entre os cidadãos e o governo, o que demonstra o anseio dos jovens em participar da vida pública.

Eles destacam, no entanto, que a descrença na política e o descrédito no resultado das ações são os maiores obstáculos para essa participação. A necessidade de trabalhar e ganhar dinheiro também afasta os jovens da vida política, já que sobra pouco tempo.

Perfil - O estudo também mostrou que o shopping center é o principal meio de lazer das pessoas nessa faixa etária, com 69,2%, por ser uma opção segura e barata. Na análise do relatório, contatou-se que a segurança é a principal preocupação do jovem urbano.

O segundo meio de lazer ficou divido entre as classes: os jovens das classes A, B e C preferem o cinema, enquanto as classes D e E escolhem praças e parques. No Distrito Federal, o segundo lugar ficou com os centros culturais.

As principais reivindicações na área de lazer, apontadas pelos jovens, foram: mais investimento por parte do governo e de empresários em iniciativas culturais e descentralização dos espaços de cultura e lazer. Nas classes mais baixas, a reclamação é quanto à divulgação de eventos para quem mora longe dos locais onde as atividades são realizadas.

A pesquisa foi realizada em outubro de 2004 e maio deste ano com oito mil jovens de 15 a 24 anos de idade, em sete regiões metropolitanas do Brasil, incluindo o Distrito Federal. O levantamento foi coordenado pelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas), Instituto Pólis e Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;