Setecidades Titulo Fim das obras

Após reconstrução, UPA Vila São Pedro será reaberta em São Bernardo

Reinauguração do equipamento de saúde 24 horas será na segunda-feira, às 18h; unidade conta com mais leitos e mais consultórios, agora com atendimento odontológico de urgência

24/10/2025 | 19:43
Compartilhar notícia
FOTO: Igor Cotrim/PMSBC
FOTO: Igor Cotrim/PMSBC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


A Prefeitura de São Bernardo entregará à população a reconstrução completa da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila São Pedro, que será reinaugurada na próxima segunda-feira (27), às 18h. O equipamento passou por uma ampla obra de requalificação e ampliação, recebendo quatro novos consultórios, incluindo um odontológico, e 19 leitos de internação.

Nesta sexta-feira (24), o secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn, o adjunto Dr. Romero Lima, diretores da secretaria, equipe técnica e vereadores realizaram vistoria na unidade antes da abertura oficial.

A modernização contemplou a ampliação e reformulação da recepção, com três novas salas de triagem e sanitários adequados, além da implantação de duas salas de isolamento com banheiros privativos. A sala de emergência (sala de choque) foi ampliada para quatro leitos, garantindo maior capacidade de resposta em casos críticos.

DGABC

Outras melhorias incluem a adequação das áreas de observação adulto e pediátrica, com reorganização dos espaços e aprimoramento das condições de conforto e monitoramento, além da construção de rampa acessível, atendendo às normas de acessibilidade.

LEIA TAMBÉM:

Viva o Paço leva diversão gratuita para crianças em São Bernardo neste fim de semana

A unidade também passa a contar com farmácia com acesso externo, que evita a circulação de pacientes e garante mais agilidade na retirada de medicamentos. As salas de isolamento foram reformadas para garantir a segurança de pacientes com doenças infectocontagiosas.

“Nossa prioridade é o respeito à população no momento em que mais precisam. Com capacidade ampliada para acolher de 15 mil a 20 mil pessoas por mês e com a nova farmácia externa, estamos garantindo uma assistência mais ágil e digna. Este é um dever cumprido que reflete o compromisso da gestão do prefeito Marcelo Lima em oferecer infraestrutura de ponta para a saúde de todos”, destacou o secretário municipal de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Ele reforçou que a revitalização representa um salto qualitativo no acolhimento da população. “Transformamos uma unidade com sérios problemas estruturais em um equipamento de saúde de excelência, que se assemelha a um grande hospital municipal. A ampliação da sala de choque, a inclusão do consultório odontológico e o novo raio-x garantem um atendimento mais seguro, qualificado e humanizado para nossos cidadãos”, completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;