Cultura & Lazer Titulo Cinema

'Ser Feliz Por Nenhum Motivo' propõe pausa e reflexão sobre ansiedade

A produção é conduzida pelo médico e influenciador Rafael Gratta, que soma 3,7 milhões de seguidores no Instagram e é criador do protocolo MFMA

20/10/2025 | 19:27
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


Em meio à rotina acelerada, em que a produtividade parece ser a medida do valor individual, um novo documentário nacional convida o público a desacelerar. Ser Feliz Por Nenhum Motivo, primeiro original brasileiro da plataforma Aquarius, dirigido por Edu Felistoque e produzido pela Felistoque Cinema, estreia no dia 25 de outubro na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Depois, chega aos cinemas no dia 30 e ao streaming da Aquarius em 14 de novembro.

A produção é conduzida pelo médico e influenciador Rafael Gratta, que soma 3,7 milhões de seguidores no Instagram e é criador do protocolo MFMA (Mais Foco, Menos Ansiedade). Ele abre o documentário com uma frase que sintetiza o espírito do projeto: “A resposta é parar.”

O longa propõe a meditação, e suas diferentes vertentes, como um caminho para reencontrar o equilíbrio em meio ao caos contemporâneo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 19 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade, colocando o país entre os que mais enfrentam o problema no mundo.

DGABC

De forma dinâmica e acessível, o filme apresenta um novo olhar sobre a meditação, destacando sua base científica e o impacto real na saúde mental e emocional. “A ideia é que seja um filme contemporâneo, desmistificando a meditação. Com irreverência e dinamismo, com um olhar laico e científico, quero mostrar que dá para meditar em qualquer lugar, que existe meditação em presídios, existe meditação para crianças, e colocar na tela como essa prática impacta ou pode impactar a vida das pessoas”, explica o diretor Edu Felistoque.

O documentário também traça uma linha histórica da prática no país, abordando a chegada do budismo japonês nos anos 1950, as práticas Zazen e Transcendental, e tradições indígenas com o pajé Luã Apyká, da aldeia Tabaçu Reko Ypy. A produção ainda compara a capoeira ao yoga, mostra projetos sociais em favelas e presídios, e reúne depoimentos de figuras conhecidas e anônimas. Entre os entrevistados estão Angélica, Juliana Paes, Fernanda Lima, Luciano Szafir, Marcelo Serrado, Mariana Ximenes, além dos atletas Bruninho e Carlos Burle.

Para Gratta, o próprio processo de realização do documentário foi uma experiência transformadora. “O processo de criação do filme acabou sendo, em si mesmo, uma prática meditativa, me ensinando a ouvir com mais profundidade e a valorizar a sabedoria que emerge quando criamos espaço para o silêncio e a contemplação. A meditação deixou de ser algo que eu ‘faço’ para se tornar parte de como eu ‘sou’. Mindfulness não é apenas sentar em silêncio por alguns minutos — é uma forma de estar no mundo. A meditação me ensinou que a felicidade genuína não depende de circunstâncias externas, mas da qualidade da nossa atenção ao momento presente”, reflete.

A partir de 14 de novembro, Ser Feliz Por Nenhum Motivo estará disponível na plataforma Aquarius, que também oferece conteúdos pelo Prime Video e Claro TV+. Dedicada a temas como saúde, bem-estar, meio ambiente, arte, ciência e sociedade, a Aquarius se apresenta como o primeiro streaming brasileiro voltado integralmente à produção audiovisual sobre saúde mental.

“Esse primeiro filme idealizado pela Aquarius é um marco que reflete nosso compromisso em transformar saúde mental em filmes acessíveis para todo mundo. A Felistoque é uma produtora parceira excelente, leve, ágil, cheia de entendimento do espírito da Aquarius. É o primeiro de muitos filmes que faremos juntos!”, ressalta Gabriel Wainer, diretor da plataforma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;