Setecidades Titulo Memória

Notícias de São Caetano. Notícias do Grande ABC. Bomba a Memória. Aclara-se a história das mulheres. E os memorialistas ganham um pássaro.

Gente do céu. Chegamos a um empasse. Como divulgar tantas notícias sobre o momento da memória do Grande ABC? Estamos sendo atropelados pela sucessão de ótimos acontecimentos...

Ademir Medici
21/10/2025 | 03:00
Compartilhar notícia
Crédito da foto 1 – Humberto Pastore (divulgação)
Crédito da foto 1 – Humberto Pastore (divulgação) Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


GAMA

Fui pego pela emoção de falar de pessoas muito caras, que foram exemplo para mim e formaram minha personalidade: Oscar Garbelotto, meu eterno professor; Mário Porfirio Rodrigues, que completaria aniversário ontem (20 de outubro) e foi meu norteador de municipalidade, e Basilio Natale, meu pai, meu tudo o que sou.

Wagner Natale - Presidente do Gama

DGABC

Grupo dos Amigos do Movimento da Autonomia

Sendo assim, vamos por partes, alinhavando alguns tópicos.

1 – O oitavo encontro dos memorialistas, sexta-feira passada na USCS. Maior sucesso. Humberto Pastore, produtor do encontro, disse que saiu voando da universidade, sob as asas do pássaro Saíra Sete-Cores.

2 – Isso. O Saíra-Sete-Cores, proposto pelo Pastores para ser o logo/mascote dos memorialistas, foi aprovado por unanimidade no encontro da USCS – sete cores, Setecidades. 

3 - O Saíra, ainda abundante na linha Ribeirão Pires-Rio Grande da Serra-Paranapiacaba e toda Mata Atlântica, agora será mais divulgado.

4 – A propósito: Luiz Romano lembra muito bem que o pai, o massagista Mário Romano, sempre dizia da presença do Saíra pelas matas de São Caetano – quando São Caetano tinha matas.

Outra lembrança: Saíra-Sete-Cores também é a ave símbolo de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, escolhida em eleição realizada em 2023.

5 - Toda a programação do oitavo encontro dos memorialistas foi cumprida fielmente. Pontos para o GAMA. E a maioria dos presentes não arredou pé, mesmo que o encontro, programado para terminar às 17h, tenha passado das 18h.

6 – E como foi bom, à saída, o memorialista cruzar com o estudante chegando para as aulas noturnas, o que fez, mais uma vez, a gente lembrar do sonho do professor Oscar Garbelotto, certamente o maior entusiasta na criação do IMES, semente da USCS.

(continua).

Crédito da foto 1 – Humberto Pastore (divulgação)

DOCUMENTO. Sexta-feira, 17 de outubro de 2025. Anfiteatro Hélcio Quaglio, Prédio B, Campus Barcelona da USCS. Oitavo encontro dos memorialistas. O tema central: mulheres na autonomia. Entre os homens, a presença querida do líder autonomista Desirée Malateaux Netto. Entre as mulheres, a saudação emocionada do sobrinho Evandro Midolli à querida tia Irinéia.

São Caetano

Semana da Autonomia. Evento de hoje:

20h – Concerto pela Big Band Salada Mista, da Fundação das Artes, sob a regência do maestro Ogair Junior. Entre os números, o Hino da Autonomia, composto por Arnaldo Vianna no início da década de 1950.

Local: Teatro Santos Dumont (Av. Goiás, 1111), com entrada gratuita.

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Terça-feira, 21 de outubro de 1975 – Edição 2882

CINEMA – São Bernardo anunciava o Projeto Vera Cruz, objetivando transformar os pavilhões da antiga companhia cinematográfica num pavilhão para exposições, feiras e certames.

Um setor seria destinado a um museu do cinema para documentar os anos de glória da extinta Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

O Projeto Vera Cruz tinha à frente a arquiteta Evelina Reiss, contratada da Prosbc, uma empresa de economia mista sob o controle acionário da prefeitura.

NOTAS

1 – Até então, feiras e exposições eram realizadas em outro pavilhão, da antiga indústria Elni, chamado de Pavilhão Independência.

2 – A Prosbc, carro chefe de uma série de “Pros” criada no governo Geraldo Faria Rodrigues (1973-1977), acabou sendo desativada na gestão seguinte, do prefeito Tito Costa (1977-1982).

3 – A Vera Cruz de fato se transformou em local de feiras e exposições. Filmes e comerciais continuaram a ser realizados no espaço. Já o museu do cinema nunca se transformou em realidade.

FUTEBOL – Em Araras, Inter de Limeira 0, Santo André 1, gol de Tulica, pela “Primeirona”.

O Ramalhão disparava na liderança a fase semifinal do campeonato. 

EM 21 DE OUTUBRO DE...

1812 - Criada a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição, em São Bernardo, que abrangia todo o Grande ABC.

NOTA DA MEMÓRIA – Esta história está detalhada no livro “Semente do Grande ABC”, que fala das setecidades da região.

1905 – Comissões de acionistas da Companhia Industrial, de São Bernardo, convocavam assembleia geral para o começo de novembro (de 1905) com o objetivo de abreviar o processo.

A liquidação da empresa havia sido decretada “há mais de dez anos”.

1910 - Hygino Baptista de Lima nasce no Rio Grande, hoje Riacho Grande, em São Bernardo. Foi vice-prefeito e prefeito de São Bernardo. 

1925 - Luiz Guereschi nasce na Freguesia do Ó, em São Paulo. Foi fundador e presidente da SAB de Vila Marchi, em São Bernardo.

1960 - Orquestra de Harry James apresenta-se no Moinho São Jorge, em Santo André. Abrilhanta o 1º Baile das Debutantes do Panelinha.

1970 - Banco Mercantil de Desconto inaugura agência no Largo da Estátua, 23, em Santo André. Gerente: Carlos Adame Oliveira.

Mauá firma contrato com a Comasp (Companhia Metropolitana de Águas de São Paulo) para o fornecimento de água potável à cidade. Prefeito: Américo Perrella.

MUNICIPIOS BRASILEIROS

No Maranhão, hoje é o aniversário de Amarante do Maranhão e São Benedito do Rio Preto.

Em Goiás, Caldas Novas e São Luiz de Montes Belos (GO).

No Ceará, Cedro e Tarrafas.

E mais: Alagoa Grande (PB), Rafael Fernandes (RN), São Domingos (SE) e São José da Bela Vista (PR).

HOJE

Dia Mundial da Iluminação. Lembra Thomas Edison que, nesta data, em 1879, concluiu sua lâmpada incandescente utilizando filamento de carvão.

E mais: Dia do Contato Publicitário, Dia Nacional da Alimentação na Escola, Dia do Ecumenismo, Dia do Podcast.

SANTO DO DIA

21 de outubro

Viveu no século 4º, entre a Palestina e a Ilha de Chipre. Converteu-se ao cristianismo, vendeu tudo o que os pais lhe haviam deixado, distribuiu aos pobres e viveu uma vida de penitência e reflexão.

Ilustração: Instituto Plinio Corrêa de Oliveira




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;