Internacional Titulo
Câmara dos Lordes inicia audiência preliminar sobre imunidade de Pinochet
Do Diário do Grande ABC
13/01/1999 | 11:50
Compartilhar notícia


Uma audiência preliminar dos juízes da Câmara dos Lordes, que devem selecionar as testemunhas a receber durante o reexame da imunidade de Augusto Pinochet, foi iniciada nesta quarta de manha em Londres.

O governo do Chile poderá participar do processo de apelaçao de Pinochet, a pedido de um juiz espanhol. A decisao foi tomada nesta quarta pela Câmara dos Lordes.

Três lordes juízes - Browne-Wilkinson, Hope e Millet - devem escutar os advogados das organizaçoes de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional e Human Rights Watch, assim como os do Governo chileno.

Os lordes devem escolher quem escutarao quando reexaminarem, a partir da próxima segunda-feira, o assunto da imunidade do general Augusto Pinochet, a quem a justiça espanhola quer julgar por crimes contra a humanidade.

A Câmara dos Lordes, a mais alta instância judicial do país, rejeitou em uma primeira ocasiao a imunidade do ex-ditador, decisao que tornou possível o lançamento do processo de extradiçao para a Espanha.

Mas o caso partiu do zero outra vez quando outros juízes da câmara alta invalidaram o primeiro veredicto, devido à parcialidade de um dos juízes lordes, relacionado com Anistia Internacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;