Política Titulo Governador

Tarcísio acusa PT de campanha de difamação e reage sobre atuação contra MP

Na quarta-feira, 8, ele negou ter ligado para deputados para pedir votos; poucas horas depois, porém, foi desmentido em plenário pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante

09/10/2025 | 15:54
Compartilhar notícia
FOTO: Ricardo Stuckert/PR/João Valério/Governo de SP
FOTO: Ricardo Stuckert/PR/João Valério/Governo de SP Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), publicou um vídeo nas redes sociais acusando o PT de promover uma "ampla campanha de desconstrução de reputação" contra ele. Na gravação, o chefe do Executivo paulista afirmou que "beira o absurdo" o partido de Lula apontá-lo como responsável por articular contra a medida provisória que previa alternativas ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), derrubada nesta quarta-feira (8) pela Câmara. Tarcísio disse ainda que o governo precisa parar de "inventar culpado" e que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, "deve ter vergonha".

"Há meses, a gente vem sendo alvo de uma ampla campanha de desconstrução de imagem, reputação, por parte do PT", iniciou o governador, cotado para disputar a Presidência em 2026. "Agora, o PT quer me acusar de ter trabalhado para evitar que o governo cobre mais impostos da população. Estou trabalhando por São Paulo, para mudar a vida das pessoas, para fazer a diferença."

Na quarta-feira, 8, Tarcísio negou ter ligado para deputados para pedir votos contra a MP. Poucas horas depois, porém, foi desmentido em plenário pelo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que agradeceu publicamente seu empenho na articulação contra a medida.

DGABC

Como mostrou o Estadão, Lula e Tarcísio travaram uma disputa nos bastidores em torno da medida provisória, que poderia elevar a arrecadação do governo em cerca de R$ 17 bilhões em 2026, ano eleitoral. Deputados relataram ter recebido ligações tanto do presidente quanto do governador paulista.

No vídeo, um dos mais duros contra o partido de Lula até agora, Tarcísio acusou o PT de "jogar uns contra os outros" e disse que nem ele, nem a população, apoiariam a medida provisória. O governador também fez ataques ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seu adversário na eleição para o Palácio dos Bandeirantes em 2022.

"Vamos parar de inventar culpado. Tenha vergonha, Haddad. Respeite os brasileiros. Cortem gastos. Pensem que a gente precisa governar, a gente precisa sair do palanque", declarou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;