Internacional Titulo
Mugabe promulga lei que limita liberdade de imprensa
Das Agências
15/03/2002 | 17:20
Compartilhar notícia


O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, reeleito na quarta-feira para um novo mandato de seis anos, promulgou nesta sexta-feira uma lei que limita a liberdade da imprensa independente no país e a liberdade da imprensa estrangeira.

A nova lei, chamada de "acesso a informação e proteção da vida privada", foi publicada no Diário Oficial, 48 horas depois do anúncio da vitória de Mugabe nas eleições presidenciais. Segundo dados oficiais, Mugabe teve 56,2% dos votos contra 41,9% de seu rival, Morgan Tsvangirai.

A vitória não foi aceita por Tsvangirai, pela Grã-Bretanha e pelos Estados Unidos, que consideram que os atuais donos do poder e seus simpatizantes promoveram diversas fraudes em uma campanha de violência e intimidações.

Depois de várias manobras, a lei sobre a informação havia sido adotada pelo Parlamento no dia 31 de janeiro, mas graças a revolta que gerou não foi promulgada antes das eleições presidenciais.

A nova lei, que só diz respeito à imprensa escrita já que os meios audiovisuais já estão submetidos a outra lei similar, concede ao ministro da Informação, Jonathan Moyo, plenos poderes para exercer seu domínio no âmbito dos meios de comunicação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;