Publieditorial Diagnósticos precoces e mudanças no estilo de vida são essenciais para reduzir riscos
FOTO: André Henriques/DGABC

Dor no peito, cansaço incomum e palpitações são sinais que podem indicar doenças cardíacas e, segundo o cardiologista Roberto Vasques, não devem ser ignorados, mesmo entre pessoas jovens e ativas. Coordenador regional da cardiologia da Rede D’Or, ele destaca que a prevenção é essencial e precisa começar cedo. “A gente tem visto uma série de pessoas jovens sendo acometidas por doenças cardiovasculares. Muitas vezes, com sintomas sutis que acabam passando despercebidos”, explica.
Em entrevista exclusiva ao Diário, em alusão ao Dia Mundial do Coração – comemorado na segunda-feira (29), o especialista fez um alerta especial aos atletas amadores que praticam atividades intensas sem acompanhamento médico. “Antes de começar qualquer atividade física mais exigente, como maratona, crossfit ou academia, tem que passar no cardiologista. Pode ter uma arritmia silenciosa, uma coronária anômala, e só descobrir durante o esforço.”
Segundo Vasques, o check-up cardiológico deve incluir exames como eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, MAPA e Holter 24h. Em alguns casos, exames mais sofisticados, como angiotomografia de coronárias, podem ser solicitados. “A partir dos 30 anos já é indicado procurar um cardiologista. Mesmo quem se considera saudável, precisa de avaliação”, reforça.
A estrutura da Rede D’Or no Grande ABC está preparada para esse tipo de atendimento. “Hoje temos seis hospitais na regional, todos com cardiologistas no pronto-socorro e consultórios. O Hospital Brasil é referência em cardiologia e o Hospital Assunção está em expansão com nova sala de hemodinâmica, o que vai possibilitar cateterismos, angioplastias e até procedimentos minimamente invasivos, como troca de válvula e ablação de arritmia.”
O médico também aponta riscos ligados ao uso de anabolizantes e pré-treinos, cada vez mais comuns entre praticantes de academia. “Temos visto muitos infartos em jovens com histórico de uso de testosterona. Isso gera arritmia, embolia pulmonar e até insuficiência cardíaca.”
Ao final da entrevista, Vasques resume as três recomendações principais para quem quer cuidar bem do coração: “Atividade física regular, alimentação saudável e controle de fatores como pressão alta, diabetes e colesterol.”
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.