Internacional Titulo
Conservadores austríacos suspenderam atividades no PPE
Do Diário do Grande ABC
06/04/2000 | 11:40
Compartilhar notícia


O Partido Conservador Austríaco (OVP) do Primeiro-Ministro Wolfgang Schüssel suspendeu, temporariamente, suas atividades no Partido Popular Europeu (PPE), anunciou nesta quinta-feira, em Bruxelas, o porta-voz dos conservadores espanhóis no Parlamento, Gerardo Galeote.

Em conseqüência da decisao dos conservadores austríacos, os partidos conservadores francês, italiano e belga de língua francesa retiraram seu pedido de exclusao do OVP no PPE, anunciou Galeote.

Esta suspensao da participaçao austríaca nas reunioes gerais e nos órgaos diretores do PPE pode durar entre seis meses e um ano, segundo um porta-voz espanhol do Parlamento.

O partido austríaco continua como membro do PPE e ``continuará vinculado ao grupo popular europeu no Parlamento', disse.

Além disso, ``se constituiu, por unanimidade, uma comissao de observaçao da política austríaca', que ``analisará os progressos do governo', e principalmente ``que nao haja açoes de racismo, xenofobia e outros extremismos'.

Espera-se que esta comissao observadora, que nao terá um tempo fixo para tirar suas conclusoes, seja ``um estímulo para que o governo austríaco adote medidas neste sentido', disse Galeote.

A comissao será presidida pelo vice-presidente do PPE, o alemao Wim Van Welzen, e formada por Galeote e pelo secretário-geral do PPE, o também espanhol Alejandro Agag.

Agag e o presidente do PPE, Wilfried Martens, se reuniram na quarta-feira, em Viena, com o chanceler Schussel.

Para Galeote, esta decisao demonstra que há três questoes inegociáveis na Uniao Européia: sua linha de centro, a manutençao dos princípios de democracia, liberdade e respeito aos direitos humanos, e as garantias para que nao surjam manifestaçoes de racismo e xenofobia dentro da UE.

Em 10 de fevereiro, o Partido Popular italiano, a Nova Uniao pela Democracia Francesa (Nova UDF) e os Democratas-Cristaos Belgas (PSC, de língua francesa) pediram a expulsao do OVP, devido à sua coalizao com o partido de extrema-direita FPO, que governa a Austria desde princípios de fevereiro.

Em conseqüência disso, os quatorze sócios europeus da Austria concordaram em congelar suas relaçoes bilaterais com a Austria como medida de desaprovaçao.

Em 22 de março, o PPE anulou a reuniao que estava prevista para ocorrer em Lisboa, paralela à cúpula européia sobre emprego, marcada para tratar da situaçao na Austria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;