Veja nomeações Outros artistas brasileiros confirmados na lista incluem Papatinho, Djonga, Marcelo D2, Marina Sena, Alcione, Zeca Pagodinho, Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, João Gomes, Milton Nascimento, entre outros
FOTO: Divulgação

A 26ª edição do Latin GRAMMY terá forte presença brasileira. A Academia Latina da Gravação™ anunciou nesta semana os indicados à premiação, que será realizada em 13 de novembro de 2025, na MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas. Entre os nomes nacionais, Liniker se destaca com indicações a Gravação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano, enquanto Juliane Gamboa e Sued Nunes concorrem como Melhor Artista Revelação.
Outros artistas brasileiros confirmados na lista incluem Papatinho, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Palavra Cantada, Djonga, Marcelo D2, Marina Sena, Alcione, Mart’nália, Zeca Pagodinho, Luedji Luna, Rubel, Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, João Gomes, Milton Nascimento, entre muitos outros, mostrando a diversidade da música brasileira em diferentes gêneros.
Gravação do Ano
- “Ao teu lado” – Liniker
Álbum do Ano
- Caju – Liniker
Canção do Ano
- “Veludo marrom” – Liniker
Melhor Artista Revelação
- Juliane Gamboa
- Sued Nunes
Melhor Álbum de Música Urbana
- MPC (Música Popular Carioca) – Papatinho
Melhor Álbum Instrumental
- Ida e Volta – Yamandu Costa
Melhor Álbum de Jazz Latino
- Hamilton De Holanda Trio - Live In NYC – Hamilton De Holanda
Melhor Álbum Infantil
- Cenas Infantis – Palavra Cantada
Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)
- Ton Carfi 20 Anos (Ao Vivo) – Ton Carfi
- Razão Da Esperança – Paloma Possi
- Onde Guardamos As Flores? – Resgate
- Memóri4s (Ao Vivo) – Eli Soares
- A Maior Honra – Julliany Souza
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
- No Escuro, Quem É Você? – Carol Biazin
- Fugacidade – Janeiro
- Caju – Liniker
- Maravilhosamente Bem – Julia Mestre
- Coisas Naturais – Marina Sena
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
- O Mundo Dá Voltas – Baianasystem
- Colinho – Maria Beraldo
- Reações Adversas / Ao Persistirem Os Sintomas – Tó Brandileone
- Quanto Mais Eu Como, Mais Fome Eu Sinto! – Djonga
- Big Buraco – Jadsa
Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa
- Só Quero Ver – BK’ & Evinha
- Demoro A Dormir – Djonga Featuring Milton Nascimento
- Caju – Liniker
- A Dança (Ao Vivo) – Mc Hariel & Gilberto Gil
- Barbie – Mc Tuto Featuring Dj Glenner
Melhor Álbum de Samba/Pagode
- Alcione – Alcione
- Manual Prático Do Novo Samba Tradicional, Vol. 2: Tia Darci – Marcelo D2
- Pagode Da Mart'nália – Mart'nália
- Zeca Pagodinho - 40 Anos (Ao Vivo) – Zeca Pagodinho
- Sorriso Eu Gosto No Pagode Vol. 3 - Homenagem Ao Fundo De Quintal (Gravado Em Londres) – Sorriso Maroto
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira
- Sentido – 5 A Seco
- Um Mar Pra Cada Um – Luedji Luna
- Pique – Dora Morelenbaum
- Divina Casca – Rachel Reis
- Beleza. Mas Agora A Gente Faz O Que Com Isso? – Rubel
Melhor Álbum de Música Sertaneja
- Let's Go Rodeo – Ana Castela
- José & Durval – Chitãozinho & Xororó
- Obrigado Deus – Léo Foguete
- Transcende (Ao Vivo / Deluxe) – Lauana Prado
- Do Velho Testamento – Tierry
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
- Casa Coração – Joyce Alane
- Ao Vivo No Ccb: Homenagem A José Mário Branco – Camané
- Universo De Paixão – Natascha Falcão
- Transespacial – Fitti
- Dominguinho – João Gomes, Mestrinho e Jota.pê
Melhor Canção em Língua Portuguesa
- Maravilhosamente Bem – Julia Mestre
- Ouro De Tolo – Marina Sena
- Transe – Zé Ibarra
- Um Vento Passou (Para Paul Simon) – Milton Nascimento & Esperanza Spalding Featuring Paul Simon
- Veludo Marrom – Liniker
As indicações abrangem 60 categorias, com gravações lançadas entre 1º de junho de 2024 e 31 de maio de 2025. Todas as músicas precisam ter pelo menos 60% de conteúdo lírico em espanhol, português ou idiomas nativos regionais. A votação final para definir os vencedores começa em 1º de outubro de 2025.
A cerimônia será transmitida pelas plataformas da TelevisaUnivision nos Estados Unidos, com pré-show às 19h e evento principal às 20h (horário da costa leste dos EUA), em um espetáculo de três horas que celebrará o impacto global da música latina.
Manuel Abud, CEO da Academia Latina da Gravação, destacou: “O impacto da música latina em nível global continua crescendo, e todos os artistas indicados refletem sua grande diversidade e riqueza, preservando os sons icônicos que tornam nossa música única.”
A lista completa dos indicados em todas as categorias pode ser conferida em LatinGRAMMY.com.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.