Internacional Titulo
Embaixada russa divulga nota sobre seqüestro em Moscou
Do Diário OnLine
25/10/2002 | 20:34
Compartilhar notícia


A Embaixada da Rússia divulgou nesta sexta-feira a declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia sobre o ato terrorista em Moscou, onde um comando armado checheno faz cerca de 700 pessoas reféns em um teatro.

Leia a declaração na íntegra:

”Em relação com o atentado terrorista perpetrado em Moscou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Federação da Rússia (MNE) realiza dentro de suas competências os contatos internacionais necessários, efetua o trabalho coordenado relacionado diretamente com o cumprimento da tarefa de resgatar os reféns e mantém consultas com os representantes das Embaixadas dos Estados estrangeiros cujos cidadãos se encontram nas mãos dos terroristas.

Ao mesmo tempo o MNE da Rússia chama a atenção de todos os cidadãos da Federação da Rússia, que se encontram no exterior ou tencionam sair ao exterior, para a necessidade de serem prudentes e responsáveis neste momento complicado para garantir sua segurança no exterior, e, se surgir sinais de um perigo terrorista, se comunicarem imediatamente com as instituições russas no exterior.

A tragédia com a tomada de reféns em Moscou tanto como a onda de atentados terroristas que afetou as outras regiões do mundo tem demonstrado que a comunidade mundial não enfrenta as ações isoladas, mas tem que lidar com uma agressão de grandes proporções e bem coordenada das forças de choque do terrorismo internacional.

O drama de Moscou é outra prova de que os terroristas não têm os princípios morais. O seu credo é sangue e violência, a sua idéia é hostilidade transnacional e intolerância, a sua moral é misantropia. As suas ações não podem ser justificadas por nenhum motivo político, nacional ou religioso.

Agora em Moscou sob a mira de metralhadoras dos bandidos não são só russos mas representantes de outros Estados e povos. Em prol da sua libertação da desgraça e da inadmissão de semelhantes tragédias no futuro é necessária a consolidação da comunidade mundial na luta contra o terrorismo. É necessário contrapor à unidade dos assassinos e violadores a unidade de todos que crêem em dignidade e valor da personalidade humana. É importante que os esforços da comunidade das nações em combate contra o terrorismo tenham formas concretas e caráter universal. Trata-se do fortalecimento de interação no nível político, entre os serviços especiais e órgãos da justiça, do trabalho orientado para desarraigação das raízes financeiras do terrorismo. A Rússia está vitalmente interessada em tal cooperação. Nós vemos nisto a garantia de que os terroristas não conseguirão tomar por refém de medo a comunidade das nações; nisso é seguridade de que venceremos na combate contra o terrorismo internacional.

O seqüestro massivo de reféns em Moscou, inclusive de mulheres e crianças, deve também se tornar o momento da verdade para aqueles que ainda continuam a dividir os terroristas na Chechênia em "maus" e "bons". Ele está voltado para servir um imperativo categórico para todos os Estados, dos territórios dos quais as forças extremistas prestam apoio financeiro, material, informativo aos terroristas na Chechênia, que tomem as devidas medidas para cortar as semelhantes atividades ilegais.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros expressa sincera gratidão a todos os representantes estrangeiros que manifestaram sua indignação pelo ataque insolente dos terroristas em Moscou e a solidariedade com as pessoas que foram capturados como reféns”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;