Economia Titulo
Casa própria pede planejamento
Do Diário do Grande ABC
24/09/2000 | 22:08
Compartilhar notícia


Livrar-se do aluguel e comprar a casa própria é o sonho de todas as pessoas. Realizá-lo, no entanto, requer planejamento. Para quem nao tem o dinheiro à vista, a saída é tomar financiamento em bancos. Mas é bom tomar alguns cuidados para evitar aborrecimentos no futuro e ficar com uma dívida impagável.

O melhor é sempre financiar o menor valor possível no menor prazo. É que o saldo devedor dos financiamentos habitacionais é corrigido mensalmente pelo índice de atualizaçao da caderneta de poupança, que atualmente é a TR (Taxa Referencial de Juros), definida pelo Banco Central. A TR oscila conforme a política monetária do governo. Atuamente está abaixo de todos os índices de inflaçao, mas até 1998 deixava a maioria para trás. O governo está estudando trocar a TR por um índice de preço para atualizar a poupança e, conseqüentemente, os contratos habitacionais, mas ainda nao há nada definido.

No mercado, há uma série de financiamentos, tanto para compra como para construçao e reforma do imóvel. A Caixa Econômica Federal oferece mais opçoes. Os bancos privados financiam dentro do Sistema Financeiro da Habitaçao (SFH). Desde 1998, ele está mais maleável. O empréstimo pode ser concedido a quem já tem imóvel em seu nome ou outro financiamento do SFH em qualquer lugar do país.

A única desvantagem de quem já possui imóvel é que nao pode usar o saldo da conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar de entrada ou reduzir o valor financiado.

Em geral, os bancos exigem renda equivalente a quatro ou cinco vezes o valor da prestaçao. Com exceçao da Caixa, as instituiçoes admitem apenas composiçao de renda entre marido e mulher para atender às exigências. A Caixa aceita renda de mais de duas pessoas, com diversos graus de parentesco, desde que atendidas algumas exigências. Eles têm de morar juntos, por exemplo, no imóvel a ser comprado.

A Caixa também tem um sistema diferente de comprovaçao de renda. A capacidade de pagamento do financiamento é definida a partir de uma ficha preenchida pelo candidato com dados sobre seus hábitos de consumo, orçamento e despesas. Isso significa que uma pessoa com renda quatro vezes superior à prestaçao pode nao ter direito a determinado financiamento caso suas despesas sejam muito altas.

Todos os bancos mantêm em suas páginas na Internet um sistema de simulaçao dos valores de financiamento e encargo mensal. Confira os endereços eletrônicos de alguns bancos:

BankBoston

ABN-Amro

Itaú

HSBC

Bradesco

Caixa Econômica Federal




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;