Cultura & Lazer Titulo
Festa Negra
Sara Saar
Especial para o Diário
05/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Diversas atividades culturais integram a programação que comemora o Dia Nacional da Consciência Negra (20), em Diadema. São espetáculos de teatro, números de dança e oficinas, entre dezenas de atrações.

Organizado pela Prefeitura em parceria com 13 entidades do município, o tradicional Kizomba - A Festa da Raça tem abertura amanhã e segue até o dia 29, em diversos bairros da cidade.

Duas mostras dão início às comemorações no Teatro Clara Nunes (Rua Graciosa, 300, Centro), às 19h. Em Arte Popular e Negra em São Paulo são reunidas esculturas de João Cândido Silva e Vicente de Paulo (já morto).

Já na exposição Guardião do Universo - Simbologia de Exu, o público poderá conferir um conjunto de obras que representam a simbologia religiosa ligada ao orixá.

Para o coordenador da Promoção da Igualdade Racial, Evandro Rosa, a proposta é trabalhar a auto-estima da população negra. "Queremos divulgar as várias manifestações da cultura afrodescendente. É também uma homenagear justa a Zumbi dos Palmares (considerado ícone da resistência negra à escravidão no Brasil)", afirma.

Para o dia 20, feriado municipal, está programada a 3ª Caminhada em Combate ao Racismo com saída às 14h, da E.E. João Ramalho (Rua Manoel da Nóbrega, Centro). "Haverá falas de representantes das entidades, além de paradas com apresentações culturais como dança de capoeira. Será algo bem descontraído", garante Rosa.

Outra atividade em destaque é a CUT Cidadã no Kizomba agendada para o dia 22, na Avenida Paranapanema, que se localiza no bairro Taboão.

Com proposta semelhante à Ação Global, o evento oferece a possibilidade do público emitir documentos e receber atendimento médico, além de ter acesso a serviços como corte de cabelo. Estão previstos ainda shows com Rappin' Hood (16h) e Netinho de Paula (18h).

No dia do encerramento, às 14h, haverá a exibição da montagem Solano Trindade na subsede do Sindicato dos Metalúrgicos (Avenida Encarnação, 290, Piraporinha). O espetáculo retrata a história do samba.

Destaques

Domingo, às 13h

Exposição Povo de Santo

No Centro Cultural Taboão - Avenida Dom João VI, 1393, Taboão.

Festa de 21 anos do Movimento Negro Raizes da África

No Centro Cultural Promissão - Rua Pau do Café, 1.500, Promissão.

Dia 12, às 19h

Cine Vídeo: Vista a Minha Pele

No Centro Cultural Nogueira - Rua Marcos Azevedo, 240, Vila Nogueira

Às 20h

Workshop de Capoeira

No Centro Cultural Inamar - Avenida Antônio Sylvio Cunha Bueno, 1322, Jardim Inamar.

Dia 14, às 15h

Artes Integradas - Auto-estima Afrodescendente

No Centro Cultural Heleny Guariba - Rua Barão de Uruguaiana, 87, Jardim Ruyce.

Às 16h

Cortejo Igbá Iwá - Coreógrafa Kiusam de Oliveira

No Centro Cultural Taboão. Avenida Dom João VI, 1393, Taboão

Dia 15, às 14h

Comemoração ao Dia Mundial do Hip Hop e Festival de Capoeira

No Centro Cultural Diadema - Rua Graciosa, 300, Centro

Dia 19, às 10h

Oficina de Máscaras Africanas

No Centro Cultural Promissão - Rua Pau do Café, 1.500, Promissão.

Dia 20, às 20h

Escolha da Corte Carnaval 2010

No Centro Cultural Okinawa - Avenida 7 de Setembro, 1670, Santa Dirce.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;