Internacional Titulo
EUA vão reconhecer novo governo afegão
Das Agências
21/12/2001 | 14:05
Compartilhar notícia


O enviado especial norte-americano no Afeganistão, James Dobbins, anunciou nesta sexta-feira que os Estados Unidos vão reconhecer o novo governo provisório afegão que deve assumir suas funções neste sábado, em cerimônia que será realizada em Kabul.

O norte-americano afirmou que o governo provisório será o único governo reconhecido do Afeganistão e a embaixada afegã em Washington será de Hamid Karzai, novo chefe do governo a partir desse sábado.

Dobbins afirmou que o presidente dos EUA, George W. Bush, convidou Hamid Karzai a visitar o país no começo do ano que vem.

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, convidou o ministro das Relações Exteriores do novo governo afegão, Abdullah Abdullah, a ir a Washington para preparar a visita de Karzai.

O enviado dos EUA disse que Karzai está "muito otimista" quanto às chances de seu governo restabelecer a paz no Afeganistão após 23 anos de situação de guerra.

A transferência do poder, sábado, "pode ser a primeira no Afeganistão entre dois dirigentes nas últimas décadas, ou mesmo séculos" afirmou Dobbins.

A entrada em vigor do governo provisório foi decidida pelo acordo assinado no dia 5 de dezembro, em Bonn, na Alemanha, entre as principais etnias afegãs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;