Cultura & Lazer Titulo
Natal traz a público corais 'escondidos' nas igrejas
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
09/12/2000 | 16:28
Compartilhar notícia


Para as pessoas que mantêm atividades profissionais ditas 'normais', cantar em um coral amador é um prazer. Em alguns casos, pode até funcionar como terapia. Ou, mais recentemente, como método de reforço escolar. O fato é que há mais gente cantando para espantar os males do que se imagina, e é na época natalina que os corais sao mais solicitados. Em evento que deve ser encerrado esta semana no ABC Plaza Shopping, em Santo André, mais de 600 pessoas, entre músicos e cantores, terao se apresentado.

O economista Joao Bergamaschi Filho, que rege o coral da IV Igreja Presbiteriana de Sao Bernardo, deve se apresentar pela primeira vez em um shopping com uma peça natalina que mescla narraçao e canto. Formado há 21 anos, o coral tem 45 componentes. Para Bergamaschi, reger foi um dom que ele descobriu por acaso. "Apaixonei-me quando vi na igreja e passei a estudar", conta.

Há 30 anos em atividade na regiao, o Coral Nova Mensagem é formado por 115 integrantes e tem agendadas neste fim de ano 20 apresentaçoes. O analista de informática Marcelo Estevao Silva, 33 anos, estuda regência para se manter à frente do grupo. "O coral é uma oportunidade para que pessoas das mais variadas áreas profissionais possam desenvolver uma atividade artística", acredita Silva.

As palavras de Deus constituem a temática principal do Coral do Iebam (Instituto Educacional Batista de Mauá). Além de cançoes sacras da liturgia evangélica, o repertório do grupo, formado por 120 crianças de 7 a 11 anos, inclui música popular, como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso (1903-1964). De acordo com a regente do coral, Sônia Boscariol, a instituiçao o criou em 1997 como forma de reforçar o aprendizado dos alunos. "A música engloba matemática, poesia e coordenaçao motora", justifica.

Com entrada franca, três corais e duas bandas apresentam-se no ABC Plaza Shopping (av. Industrial, 600, Santo André. Tel.: 4979-5000) até sexta-feira. Na segunda, às 19h30, é a vez do Coral Nova Mensagem. A Banda Sinfônica de Mauá estará no shopping às 19h de terça. A apresentaçao da Comunidade Evangélica Shalom está marcada para as 19h30 de quarta. Na quinta, às 19h, é a vez da Banda Musical da UniABC. O Coral da IV Igreja Presbiteriana de Sao Bernardo encerra a programaçao na sexta, às 19h30.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;