Automóveis Titulo
Jaguar amplia família com modelo 'popular'
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
20/11/2001 | 19:02
Compartilhar notícia


Desenvolvido para atender a um nicho de mercado formado por jovens empresários e profissionais liberais que procuram um carro funcional e com um certo apelo esportivo, o sedã X-Type finalmente chegou ao Brasil. Com opções de motores V6 de 2,5 litros e 3.0, ambos com 24 válvulas, o lançamento do veículo – considerado o popular entre os modelos oferecidos pela montadora – marca a estréia da Jaguar no crescente segmento de sedãs de luxo compactos – se é que um carro com as características do X-Type pode ser chamado assim.

O carro – construído sobre a mesma plataforma do novo Mondeo – tem tração integral e câmbio automático de cinco velocidades. Os motores têm bloco produzido em alumínio, comando de válvulas variável e coletor de admissão com geometria de três estágios, que otimiza o torque em regimes elevados de rotação. Os freios a disco, por sua vez, têm sistema ABS e incluem distribuição eletrônica de força (EBD), que ajusta automaticamente a pressão em cada roda. A tecnologia evita que alguma roda gire em falso e garante melhor resposta de frenagem.

A suspensão é independente nas quatro rodas e possui barra de torção na traseira, primeiro recurso deste tipo em um Jaguar. O sistema permite que cada roda reaja com independência, o que reduz impactos e amplia o conforto, principalmente para os ocupantes do banco traseiro.

Outro recurso tecnológico é o sistema de ativação automática dos faróis, que acende as luzes sempre que o nível de claridade externo esteja baixo, como no interior de um túnel ou ao anoitecer. O retrovisor interno fotocromático, por sua vez, escurece sempre que é atingido por um facho de farol alto, a fim de impedir o ofuscamento do motorista.

O modelo também dispõe de travamento automático das portas, computador de bordo e sensores no pára-choque traseiro que acionam um aviso sonoro quando o motorista dá ré em direção a um obstáculo.

O X-Type está à venda por R$ 149 mil, na versão 2.5 com 194 cv de potência máxima, e R$ 169 mil, com motor 3.0 de 231 cv. Embora tenha sido desenvolvido com o intuito de conquistar novos consumidores (sobretudo os mais novos, que nunca tiveram um Jaguar por considerá-lo distante de suas possibilidades financeiras), o modelo é mais caro que alguns de seus concorrentes – embora, neste segmento, a escolha do consumidor nem sempre seja determinada pelo preço.

O BMW 330i com motor 3.0 de 231 cv de potência, por exemplo, custa R$ 153 mil – R$ 16 mil mais barato do que a versão 3.0, também com 231 cv, do X-Type. O Audi A4 3.0 de 220 cv, por sua vez, é ainda mais barato: R$ 138 mil. E o Mercedes-Benz C320, dotado de um motor 3.2 de 218 cv, custa R$ 162,8 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;