Internacional Titulo
Gorbachev afirma que Estados Unidos estão intoxicados pelo poder
Da AFP
02/04/2006 | 13:50
Compartilhar notícia


O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev, artífice da reestruturação que levou ao fim da União Soviética, disse que os Estados Unidos "estão intoxicados pela sua posição como única superpotência mundial" e não deveriam impor a sua vontade, em uma entrevista publicada neste domingo.

"Este discurso de ataques preventivos, de ignorar o Conselho de Segurança da ONU e as obrigações legais internacionais, tudo isso está nos conduzindo a uma noite escura", disse Gorbachev à revista Time.

"Os Estados Unidos estão intoxicados pela sua posição como única superpotência mundial. Querem impor a sua vontade", disse o Prêmio Nobel da Paz de 1990.

"Creio que alguns podem estar levando o presidente George W. Bush para a direção equivocada", considerou.

"Mas os Estados Unidos precisam superar estes problemas. Possuem responsabilidades, além do poder. Digo isso como um bom amigo" do país, disse Gorbachev.

O ex-líder soviético de 75 anos é conhecido como "pai da Perestroika", movimento reformista do comunismo que terminou com a sua derrocada no início dos anos 90.

Gorbachev está de visita aos Estados Unidos para divulgar seu livro sobre a história desta reforma.

Muitos líderes estrangeiros acusaram Bush de ter desobedecido as resoluções da ONU ao invadir o Iraque em 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;