Nacional Titulo
MP investiga denúncia de cartel de postos no Pará
Do Diário do Grande ABC
25/02/2000 | 12:53
Compartilhar notícia


O Ministério Público do Pará começou a investigar nesta sexta-feira denúncia feita por sindicatos e associaçoes de motoristas de táxi sobre cartelizaçao na venda de álcool e gasolina nos postos de Belém. Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas do Estado do Pará, Ruy Barbosa da Silva, o que deveria ser uma concorrência saudável em favor do consumidor, "virou jogo de cartas marcadas, com preços praticamente iguais em todos os lugares".

Barbosa disse que resolveu procurar o Ministério Público depois de receber dezenas de queixas dos seis mil taxistas de Belém. "O pessoal traz notas fiscais dos locais onde abastece e nelas se vê que os preços sao iguais. As promoçoes desapareceram."

A promotora de Proteçao e Defesa do Consumidor, Joana Coutinho, intimou nesta sexta-feira os representantes das cinco distribuidoras de combustíveis que revendem os produtos para os postos. Eles serao ouvidos em depoimento na terça-feira (29). "Cartel é abuso de poder econômico e pode ser punido com prisao", resumiu Joana.

Para o presidente do Sindicato dos Distribuidores de Combustíveis do Pará, Augusto Bellard Pereira, nao há cartel, mas apenas um "equilíbrio de preços em razao da boa qualidade dos produtos". Ele justificou que havia disparidade de preços porque alguns postos "adulteravam o álcool e a gasolina", prejudicando os consumidores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;