Política Titulo
Planalto Central treme na posse de Dilma Rousseff
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
04/01/2011 | 09:37
Compartilhar notícia


O Planalto Central tremeu durante a posse de Dilma Rousseff (PT), dia 1º. Foram 30 mil expectadores e 1.100 jornalistas numa festa que ficará para história, com a primeira mulher a colocar a faixa presidencial. A Capital Federal tremeu ao ser afetada pela passagem dos caças F-5EM, da FAB (Força Aérea Brasileira), que sobrevoaram a cidade durante a cerimônia. Assim como janelas, piso e pilastras do Congresso, os corações dos brasileiros vibraram.

Brasília sacudiu com os 21 tiros de canhão disparados pelo exército para saudar a nova chefe da Nação. Por ironia do destino, os homens de farda congratularam a guerrilheira que outrora enfrentou armada os militares que comandaram o País de 1964 a 1985.

O Distrito Federal estremeceu com o anúncio oficial de que a economista mineira, 63 anos, era a detentora do mais importante posto público da República federativa do Brasil.

Jamais pensei que uma fala do senador José Sarney (PMDB) fosse me emocionar como me comoveu, às 14h47 do primeiro dia de 2011. "Declaro empossados nos cargos de presidente e vice-presidente da República Federativa do Brasil a excelentíssima senhora Dilma Rousseff e o excelentíssimo senhor Michel Temer (PMDB)", disse o líder do Congresso, seguido de gritos, assovios e aplausos quase ensurdecedores das autoridades que estavam no plenário da Câmara, onde ocorreu o ato.

Antes disso, no início da semana, um grupo de estudantes fez manifestação contra aumento de salário para parlamentares, ministros, presidente e vice. Ousados, subiram a rampa do Palácio do Planalto, local quase que sagrado, intocável, que representa o símbolo do poder brasileiro.

Poder que ficou evidenciado na atitude dos protestantes e dos policiais. Os alunos enfrentaram a segurança sem tremer. Os agentes tremeram, não atuaram com veemência, sob a justificativa informal de que não sabiam com quem estavam lhe dando, se eram filhos ou parentes de homens conceituados do Brasil Central. Um dos estudantes chegou à porta da sede do governo e tenrou abri-la. Sem tremer, ou sequer piscar, os dois Dragões da Independência que estavam no local não impediram a ação. Era melhor colocar duas estátuas ali, que não precisariam de salário.

Os turistas que estavam na Capital Federal na semana da posse tremeram. Observaram de maneira apreensiva a movimentação de policiais federais, exército e segurança presidencial em prédios públicos e privados.

E durante a posse, a presidente tremeu ao sair do Congresso e entrar no Rolls Royce para saudar o público - o que, até aquele momento, não havia feito porque desfilou em carro fechado por ocasião da forte chuva que caía em Brasília quando chegou para ser empossada. Ela estava ao lado da filha Paula, cujo olhar era vago, parecendo não acreditar que sua mãe caía nas graças dos brasileiros.

Brasileiros que mais uma vez deram exemplo de coragem e persistência. Brasileiros que tremeram, seja pela emoção de terem sidos personagens anônimos de mais um capítulo da República, seja pelo frio que sentiram durante e depois da chuva que passaram. As pessoas sorriram, aplaudiram, choraram, gritaram, desmaiaram. Para dar adeus a Lula e dar boas-vindas a Dilma.

Lula, que fez o Brasil tremer, tremeu. Agora, não mais terá o substantivo presidente - que virou epíteto - à frente de seu nome. O homem que conduziu os rumos do País nos últimos 8 anos estava inquieto. Queria ir embora para casa. Em sua discreta presença oficial na cerimônia, brilhou. Enquanto esteve em cena, nenhuma gota de água caiu do céu. Ao fim de sua participação, a Capital Federal foi mais uma vez contemplada pela chuva que lavou a alma do povo, num instante em que o sentimento da Nação tupiniquim tremeu no palco do Planalto Central.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;